Minha amiga vive com a mãe e mais dois irmãos um mais velho e o mais novo. Sofreu abuso do "pai"(nao se sabe se eh o pai dela pois a mãe nao quer fazer o exame de dna) e a mae nao acredita nela(apesar de hj ela ser separada dele) ela bota a filha pra fazer TODAS as tarefas diárias e ainda bota ela pra corrigir provas de seus alunos(inclusive lembrancinhas de datas comemorativas). Ela a humilha emocionalmente todos os dias por varias coisas(por ela estar acima do peso,fala mal de seu relacionamento dizendo que nao vai dar certo,compara com o irmao mais velho dizendo que ele eh perfeito sendo q ele vai pra onde quiser e volta a hora que quer[ela tira boas notas e nao da nenhum motivo pra ser humilhada] e a culpa pelo relacionamento com o marido ter acabado,etc...) Minha amiga ja tentou se matar algumas vezes e eu ajudo ela(apesar da distância)mas se for pra competir com a ajuda de uma amiga e o despreso da mae nao se compara Ela nao deixa ela morar com avó de maneira alguma. O que quero saber é se ela pode proibir ela de sair e quais sao os direitos dela(minha amiga) pq continuar la é literalmente pedir pra morrer quero ajuda pois ela quer morrer de novo e eu quero ajudar o mais rapido possivel.

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 07 de junho de 2019, 12h12min Editado

    Isso não é situação para ser analisada por um advogado, mas sim por um psiquiatra e um psicólogo, envolvendo mãe, filha e irmãos.

    Se quer ajudar a sua amiga, convença-a a buscar ajuda psicológica/psiquiátrica, até mesmo para saber lidar com as ofensas da mãe.

    De todo modo, se a sua amiga for maior de idade, ela pode simplesmente pegar as coisas dela, sair pela porta da frente sem dar nenhuma satisfação e ganhar o mundo. Lembrando que com isso virá a obrigação de ela se sustentar e não poder contar com um só centavo da mãe. Ela está preparada para isso?

    J

    Jane Terça, 11 de junho de 2019, 22h30min

    ela ainda nao é maior de idade(ela tem 16 anos)

    J

    Jane Terça, 11 de junho de 2019, 22h34min

    e como eu imaginei nao ha muita coisa q eu possa fazer
    e quanto a ajuda de um psicólogo ela ja foi em um e a mae eh doida pra falar a vdd na minha opniao. So sei que quando ela for maior de idade nos duas vamos morar juntas nem q eu mesma saia da minah casa

    D

    Desconhecido Quarta, 12 de junho de 2019, 6h13min Editado

    Entendi!!
    Quanta solidariedade