Olá! Na certidão do meu pai ouve um erro ortográfico no sobrenome dele em relação ao meu avô. Consequentemente, quando fui registrado, esse erro foi repassado pra minha certidão, ficando igual a dele.

Nesse caso, será que poderia solicitar correção administrativamente no cartório em que fui registrado ou teria que solicitar primeiro a correção na certidão dele para depois solicitar na minha?

Obrigado

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 23 de junho de 2019, 20h32min

    COLEGA

    A correção deve ser simultânea para todos os envolvidos e pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). Pelo Estado de SP demora de 3 a 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK
    Advogado de Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Domingo, 23 de junho de 2019, 20h36min

    Boa noite e muito obrigado pela resposta!

    Não existe a possibilidade de fazer só pra mim? No caso meu pai acha que vai ser trabalhoso alterar todos os documentos dele e, nesse caso, gostaria de saber se seria possível manter a dele e corrigir meu sobrenome em relação ao meu avô.
    Obrigado!

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Sexta, 05 de julho de 2019, 11h56min

    Marlon, bom dia

    Sim, é possível requerer judicialmente a correção apenas do seu sobrenome, através de Ação de Retificação de Registro Civil.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    Especialista em alteração de nomes
    OAB/SP 135.152
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada