Carlos Terça, 14 de novembro de 2006, 16h55min

    Em poucas palavras, no federalismo simétrico todos os entes federados seriam tratados de maneira simétrica (igual)afastando as desigualdades (assimetrias) regionais por parte da União.

    No Brasil, aparentemente, adota-se o federalismo assimtérico na medida em que há em diversos atos a tentativa de equilibrar as assimetrias (desigualdades) regionais, v.g., art. 43 da CF e Resolução do Senado 22/89.

    Para aprofundar-se no tema sugiro:

    RAMOS, Dircêo Torrecillas. O Federalismo Assimétrico. 2ª Edição, Rio de Janeiro: Forense, 2000.