Sr.s vejo hoje como o direito a privacidade das pessoas públicas, está cada vez sendo mais invadido, notamos hoje o interesse econômico sendo elevado de uma tal forma, que são perseguidas com mero interesse econômico, a segurança jurídica, está sendo cada vez mais desvinculada, há uma inversão de valores, os quais precisamos regrar, criando novas sanções, hoje com os celulares com câmeras fotográficas, a privacidade se tornou algo difícil de se obter, pois estamos a mercê dessa situação, as pessoas públicas são flagradas a todo momento, são perseguidas, tendo sua privacidade invadida, seja pelos paparazi, seja pela mídia, até onde a mídia tem direito a invadir a privacidade das pessoas, até onde uma informação, uma foto, pode ser levada a público, até onde um acontecimento pode prejudicar a vida de uma pessoa pública.

Respostas

    ?

    Moisés Gonçalves Terça, 31 de outubro de 2006, 19h35min

    No meu entender, pessoas públicas, expostas ao interesse público, à indústria do entretenimento, de certa forma aceitam essa condição de exposição. É, ademais, seu "trabalho", ou fruto dele, a exposição constante de sua pessoa à mídia... o público se interessa nos atos do Presidente da República, dos Juizes, e, também, das ditas celebridades, atores e atrizes, músicos e músicas. Essa pessoas, como disse, de certa forma, aceitam sua constante exposição na mídia.

    O que a mídia não pode fazer, contudo, é explorar aspectos da vida privada de uma "pessoa pública" que em nada se ligam à sua profissão. A casa, por exemplo, é garantida pela Constituição como "asilo inviolável, ninguém nela podendo penetrar, salvo diante das disposições legais". E se a lei sequer permite à polícia e às altas autoridades desses país penetrar em casa alheia, quanto mais a mídia; as câmaras, os holofotes...

    Invadir a privacidade de pessoas ditas públicas não é, de todo, proibido pela lei, tendo em vista a profissão que tal pessoa decidiu seguir. Entretanto, a lei sempre vem coibir abusos, não podendo a mídia expor fatos do cotidiano dessas pessoas que venham a colocá-la em situação vexatória, humilhante.

    É o que entendo.