Caberia mandado de injunção contra o Presidente Lula?
Prezados colegas, estou com uma dúvida. Depois de uma aula, a professera de D. Constitucional me disse que caberia mandado de injunção contra o Presidente da República pelas recentes declarações de que o mesmo não sabe dos escândalos, máfias etc. Visto que a nossa CF/88 apresenta um dispositivo onde diz que o Presidente da República é responsável por certos atos, como por exemplos esses escândalos que surgem diariamente. Comprovado os escândalos seria cabível impetrar um mandado de injunção contra o nosso Presidente? (Ressaltando que mandado de injunção é cabível por uma omissão) Desde já agradeço...
Prezado Ernesto.
Confesso que isso é novidade para mim.
Aprendi que mandado de injunção é o remédio jurídico para buscar, no judiciário, a tutela de um direito constitucional que, por falta de regulamentação, se encontra obstado em fruí-lo. Ou seja, procura o impetrante uma interpretação da forma de se fruir de determinado direito, procura a fixação do real sentido da norma e seu alcance (interpretação não autêntica).
A falta de regulamentação é que caracteriza a omissão, diferentemente da omissão do presidente em tomar determinadas providências acerca dos escândalos.
Não raro, tem o judiciário declinado da função de fixar o sentido da norma e sua extensão em franca postura de não intervir nas atribuições do Poder Legislativo, respeitando, como alegação, a teoria da repartição de Poderes.
Nesse sentido, o órgão judicante tem devolvido a questão ao órgão legiferante, restringindo-se em determinar a execução de sua respectiva iniciativa.
Portanto, sem embargos, creio inviável tal possibilidade e classificaria a conduta omissiva como improbidade administrativa e prevaricação, passível de impeachment.
Carlos Abrão.
Caros colegas,
pra responder tal pergunta nem precisamos ir muito além, basta ler o dispositivo:
LXXI conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;
Ora, o pressuposto do mandado de injunção é, pois, a falta de regulamentação.
Ou a sua professora se equivocou ou...
Abraços