Boa Noite Gostaria de um esclarecimento sobre uma situação muito triste a qual passei. Fui chamada para uma entrevista em uma empresa a qual eu não sabia que era obrigatório o uso de CALÇA COMPRIDA como uniforme (iria exercer a função de operadora de caixa nesta drogaria ).Passei pela entrevista, exame médico e quando fui assinar o contrato só poderia trabalhar se aceitasse a Norma da empresa.Só que eu tenho minha crença religosa e por LEI deveria ser respeitada, fiquei ARRASADA,FRUSTADA E MUITO TRISTE, porque minha documentação estava toda na empresa e me devolveram e dizeram que não iriam mudar as Normas por causa de UMA PESSOA(alegaram que tinham outras evagelicas que aceitarma esta situação e usam CALÇA COMPRIDA contra sua vontade para não perder o emprego)...mais a LEI nos dá liberdade de crença.Me senti HUMILHADA, porque iria começar trabalhar no dia 22/12 /06 e esse DIREITO me foi tirado por ser evangelica e usar saia longa .É contra meus costumes e crença usar calça comprida e me sentiria muito mau usando. Trabalhei em uma empresa onde o Manual de integração deixava bem claro que era obrigatório o uso de CALÇA COMPRIDA e trabalhei seis meses nesta empresa e só sai porque infelizmente o serviço ficou fraco e eles tiveram que dispensar os contratados temporário. Desculpe pelo desabafo mais preciso de ajuda...preciso de emprego e uma porta foi fechada em minha cara por não aceitar o sistema da empresa.Eles aceitam que pessoas de SAIA LONGA entre na loja para comprar ...agora para trabalhar lhe fecham a porta é muito triste.Me esforcei o máximo para arrumar toda documentação...gastei o que não tinha para ir e vim das entrevistas e exame ( estou desempregada a três meses essa era minha ESPERANÇA DE UM NOVO EMPREGO )...e depois levei uma porta na cara...que país é esse? Quero saber se perante a LEI tenho como requerer meus DIREITOS DE CIDADÃ E CRISTÃ? Obrigado pela atenção e Deus abençoe Cátia.

Respostas

    ?

    Alex Terça, 26 de dezembro de 2006, 23h57min

    Minha cara irmã, não é que seja lei, mas é uma determinação interna da empresa, faz parte do uniforme, a empresa pode exigir um determinado tipo de roupa desde que não seja imoral, ou exponha alguém ao ridiculo.
    Eu compreendo a sua situação, lembre-se que mesmo se nós formos infieis ele será fiel para conosco, imagine se formos fieis a Ele. Deus vai abrir uma porta bem melhor para você, não vai ser nem pior nem igual será melhor e brevemente você podera me passar um email e me contar a sua vitória, por que a sua vitória é a minha vitória. Deus vai te abençoar, eu não especialista neste assunto que é direito de trablho, mas pelas minhas poucas experiência na area você realmente não lougrara exito nesta questão, o que você pode fazer é acionar a justiça civil para uma eventual reparação por danos morais, mas na questão da empresa eu pelo menos vejo que na entrevista creio eu que eles devem ter verificado e você deve ter dito a sua confissão religiosa e mesmo assim eles te empregariam e motivo foi unicamente por que você não aceitou usar a calça, e a mesma fazia parte do uniforme de trabalho, eu na verdade não ria nem responder a sua pergunta, mas me censiibilizei pela sua fidelidade a Deus. Leia Josué 21.45.
    Um forte abraço e vitórias em Cristo para vc e toda a sua familia!