Oi pessoal, bem sou estudante de Direito, farei o 3° período, ou seja, começarei a ver a prática na sua verdadeira essência, bem eu me considero um indivíduo muito assíduo nos meus estudos, mas, como todo ser humano, também enfrento tantas dúvidas, ainda mais dentro da faculdade, quero alguns conselhos relacionados a maneiras como devo estudar as matérias, as maneiras mais práticas de aprender de verdade, isto é aproveitar ao máximo o curso, estudo muito em casa e queria saber como devo estudar, agora que entrarei na prática mesmo do Direito. Sou leitor assíduo de algumas revistas, como por exemplo, a revista Visão Jurídica, entretanto, às vezes há algumas coisas que me deixam perdido de veradade sabe, palavras, contextos, jurisprudências, etc.. Obrigado.

Respostas

    A

    Andréa Rios Segunda, 11 de agosto de 2008, 9h47min

    Oi Marcus,

    todos nós passamos por isso, e sem uma metodologia, começa a ficar complicada a situação.

    Te passarei o Conselho de um Grande Mestre (inclusive aqui do Fórum), a princípio tente se familiarizar com as leis, em especial os códigos, pois se for diretamente à doutrina sem se habituar com o linguajar dos Códigos (mais acessíveis (Civil, Processo Civil, além da CF) ficará com excesso de bagagem sem aplicação.

    Lembre-se que praticando entenderá que à medida que forem surgindo os casos concretos, vc. terá que se empenhar através do estudo, aí pode ser que necessite de doutrina.

    Na leitura das leis, procure sublinhar os termos que não entende, procure ir até as remissões, certamente o manuseio sistemático dos códigos irá lhe fornecer desenvoltura e mais confiança, ok?

    Boa sorte!

    F

    fbracks Segunda, 11 de agosto de 2008, 11h32min

    Marcus:
    Alguns mandamentos básicos:
    1- Estude os códigos juntamente com a doutrina pertinente;
    2- Não acumule matérias e dúvidas;
    3 - Estude todos os dias;
    4 - Consulte os sites dos tribunais e leia as jurisprudências dos assuntos que está estudando;
    5- leia, leia, leia

    abraços