Direitos de vizinhos
Bom dia, gostaria de esclarecer um fato meu vizinho não quer permitir que eu entre na casa dele para poder consertar algumas infiltrações que estão prejudicando minha casa, e o único acesso que possuo para fazer é pelo portão dele como devo fazer para que eu possa ter esse Direito garantido uma vez que não houve diálogo. Att. Juciara Gaspar.
Código Civil - Art. 1.313. O proprietário ou ocupante do imóvel é obrigado a tolerar que o vizinho entre no prédio, mediante prévio aviso, para: I - dele temporariamente usar, quando indispensável à reparação, construção, reconstrução ou limpeza de sua casa ou do muro divisório;
Qualquer dúvida, estamos a disposição.
Faça um pedido escrito para ele mesmo, informando sua entrada, e até informe o artigo que eu mencionei acima, pois o artigo mesmo diz que vc tem q avisar previamente da entrada. Se ele, mesmo assim naum deixar, procure um advogado para entrar com uma ação de uso da propriedade do vizinho, com base no artigo mencionado.
Se tiver mais alguma dúvida, pode falar.
Olá, moro numa casa que não tem muro (divisão), e o meu vizinho a pouco tempo atras, fez uma reforma e abriu uma porta bem na lateral, ou seja virada pra minha casa. O prédio dele é comercial, ou seja não tem necessidade de usar aquela porta, pois possui outras formas de entrar no prédio. Foi isso que eu fiz, disse para ele que não queria que passasse mais no meu quintal, pois estava ficando sem privacidade (essa porta fica na garagem e perto da porta da sala, temos o portão na frente da casa), ele até que respeitou, mais agora ele fica abrindo a porta, não sei o motivo acho que é para provocar, além disso fazem muito barulho, como som alto as 4:00 da manhã, risadas, bateção de panelas, etc.... isso tá me encomodando muito, pois não tenho mais liberdade de andar no próprio quintal de casa, e não consigo mais dormir direito, estudo a noite, chego em casa tarde, acordo cedo para trabalhar, gostaria de saber se tenho algum direito, pois no momento não tenho condições de fazer o muro... obrigada!!!
Ao lado da casa da minha mãe foi construído um sobrado. Desde sua construção começaram a aparecer vários problemas na casa da minha mãe: desde o telhado até rachaduras grandes, que comprometem a estrutura do imóvel, inclusive azulejos e o piso sofreram rachaduras. O engenheiro responsável pela obra, assim como o proprietário do imóvel garantiram que vão reparar os danos causados à casa dela. Mas, como posso elaborar um contrato que garanta o cumprimento da palavra deles? Como posso cobrar isso deles, ou seja, me respaldar? Muito grata,
Magda Serafim
11/07/2010 02:55 olá Dra. Tamara Helena, gostaria de sua ajuda. o meu caso é o seguinte, as janelas do meu vizinho. eu moro em um terreno que era de minha vó ja falecida, não existe escritura do terreno só existe um contrato de compra e venda em nome da mesma. meu pai ( falecido) construiu uma casa em uma parte do terreno que meu irmão ficou morando por algum tempo e a um ano ele estar alugando a casa pra outras pessoas.
no terreno na parte da frente eu tenho dois comodos, e minha tia cedeu outra parte do terreno para que eu construisse uma casa, o problema é que o terreno é em (L) mas a parte que minha tia cedeu , é ao lado da casa dele, sendo que na parte que será construida minha casa ficara nos fundos da casa dele, e a parte da frente de minha casa ficara ao lado da dele. o problema è que existe duas janelas que dao acesso a minha parte do terreno tirando assim a minha total privacidade!!!! pois nao nos damos bem e ja ouvi varias discuçoes sobre isso e tudo sò acaba em brigas e nada se resolve pois ele sò faz ameaçar a gente dizendo que nao tem ninguem que o obrigue a feixa as janelas dele mesmo que fique dentro de minha casa ou minha sala ele nao feixa mesmo de jeito nenhum!!!
o que fazer ???? pois essa entrada cera minha unica passagem.!!!!
uma unica entrada e saida pois não tera quintal e nem porta dos fundos, essa sera minha unica passagem de saida para rua.
como posso fazer para que ele feixe as janelas, pois já falei com ele varias vezes para resolvermos isso amigavelmente pois quero minha privacidade alem de tudo isso não nos damos bem sempre brigamos pois ele sò que ter direitos em tudo e nao respeita os meus direitos e tao pouco a minha privacidade.!!!!
Eu ainda vou começar a construir a casa, mais desde já ele afirmou que não ira feixa-las... nem agora e muito menos depois de minha casa construida.
_O que posso fazer para obriga-lo a feixar as benditas janelas???
pois nao aguento mais tantas discuções e quero logo começar a compra os materias da contruçao e guarda los em meu terreno que existe um portão fechado mais nao posso confia pois existe essas janelas que alem de todas as brigas meu irmao vivi pulando para o meu quintal e mexento nas minhas coisa , alem dos lixos que joga em meu terreno tambem deixa outras pessoas entrarem sem minha permiçao ele usa a disculpa do calo pra manter as janelas abertas.
me ajuda por favor!!!!???????
11/07/2010 02:55 olá Dra. a, gostaria de sua ajuda. o meu caso é o seguinte, as janelas do meu vizinho. eu moro em um terreno que era de minha vó ja falecida, não existe escritura do terreno só existe um contrato de compra e venda em nome da mesma. meu pai ( falecido) construiu uma casa em uma parte do terreno que meu irmão ficou morando por algum tempo e a um ano ele estar alugando a casa pra outras pessoas.
no terreno na parte da frente eu tenho dois comodos, e minha tia cedeu outra parte do terreno para que eu construisse uma casa, o problema é que o terreno é em (L) mas a parte que minha tia cedeu , é ao lado da casa dele, sendo que na parte que será construida minha casa ficara nos fundos da casa dele, e a parte da frente de minha casa ficara ao lado da dele. o problema è que existe duas janelas que dao acesso a minha parte do terreno tirando assim a minha total privacidade!!!! pois nao nos damos bem e ja ouvi varias discuçoes sobre isso e tudo sò acaba em brigas e nada se resolve pois ele sò faz ameaçar a gente dizendo que nao tem ninguem que o obrigue a feixa as janelas dele mesmo que fique dentro de minha casa ou minha sala ele nao feixa mesmo de jeito nenhum!!!
o que fazer ???? pois essa entrada cera minha unica passagem.!!!!
uma unica entrada e saida pois não tera quintal e nem porta dos fundos, essa sera minha unica passagem de saida para rua.
como posso fazer para que ele feixe as janelas, pois já falei com ele varias vezes para resolvermos isso amigavelmente pois quero minha privacidade alem de tudo isso não nos damos bem sempre brigamos pois ele sò que ter direitos em tudo e nao respeita os meus direitos e tao pouco a minha privacidade.!!!!
Eu ainda vou começar a construir a casa, mais desde já ele afirmou que não ira feixa-las... nem agora e muito menos depois de minha casa construida.
_O que posso fazer para obriga-lo a feixar as benditas janelas???
pois nao aguento mais tantas discuções e quero logo começar a compra os materias da contruçao e guarda los em meu terreno que existe um portão fechado mais nao posso confia pois existe essas janelas que alem de todas as brigas meu irmao vivi pulando para o meu quintal e mexento nas minhas coisa , alem dos lixos que joga em meu terreno tambem deixa outras pessoas entrarem sem minha permiçao ele usa a disculpa do calo pra manter as janelas abertas.
me ajuda por favor!!!!???????
Pela mor de Deus alguém me ajuda, meu vizinho assim comos os outros 4 proprietários que somos, um deles esta fazendo uso do quintal pra colocar carros para vender, e anotados nos vidros, vende-se, ano e ate´número de celular, fui informada que os veículos são de uma agência, e que esse meu vizinho que mora no mesmo prédio que eu, e é proprietário tb do quintal, só que não é desmenbrado, ele coloca esses carros para vender no que no caso é meu quintal tb, o que eu posso fazer, ja contei dia desses 12 carros, não acho isso certo ja que o quintal é dos 4 proprietários e ele esta usufruindo dessa forma, muitas pessoas estranhas entram para falar sobre a venda com o fulano, enfim. o que posso fazer? Abç aos Drs. e boa noite.
Olá,meu problema tem sido o seguinte meu vizinho aumentou o muro de divisão da casa,só que ele aproveitou isso para fazer uma lage de garagem até ai tudo bem.O problema é que ele colocou todo o caimento de água pro meu lado e logo em seguida colocou um vários tubos de água do meu lado sem me pedir para essa água parar de impóssar na lage,na lage dele,e logo em seguida ele utilizou o beral da minha lage para subir uma paredinha pra ele fazendo outra lage pra ele.Ou seja ele entra no meu espaço não me pede autorização e eu estava querendo aumentar um pouco esse muro que que ele mesmo criou em cima da minha lage porque está me prejudicando com água parada entre as paredes minha parede da sala está cheia de mofo e tenho certeza que a dele tambem.Enfim ele não quer aceitar que eu suba mas o muro que está em cima da minha lage que ele fez sem autorização.Eu gostaria de fazer um telhado ao menos para parar com a água que fica nos prejudicando.Tenho certeza que tanto resolveria o meu problema quanto o dele mas ele diz que a parede é dele e eu não posso fazer nada é um absurdo ele faz e desfaz no meu espaço e eu não posso tentar resolver um problema que está me prejudicando?O que eu faço como resolvo essa questão?Não dá pra deixar minha casa como está se prejudicando por causa dele se ele tem direitos sobre o muro de divisão eu tambem tenho?Me respondam por favor desde já obrigada.