E legal passar mais de 2h no transporte fretado pela empresa após as 00:00 até 2:20 ?
Trabalho em uma empresa e minha carga horária foi reduzida de 6:20 para 6:00. Meu horário é de 18:00 as 00:00. Todos os dias eu utilizo o "fretado" ( ônibus disponibilizado pela empresa) para me deslocar do trabalho até o ponto mais próximo da minha casa que mesmo assim fica muito perigoso. (Mais ou menos 300m do ponto de parada até minha casa).
O tempo que fico dentro do fretado vai de 00:05 até 02:20 geralmente.
O transporte vai superlotado e a rota é totalmente desorganizada.
Gostaria de saber o que pode ser feito para que eu não fique tanto tempo dentro do fretado até minha residência pois são mais de 2h. O transporte público da cidade só funciona até 22:30. Fico dependente do transporte fretado e me sinto lesada tanto pela demora e a espera quanto a rota totalmente desorganizada.
Pode enviar uma reclamação formal à empresa, expondo sua insatisfação, bem como propondo soluções.
Ou passar a utilizar transporte próprio, ou veículos de aplicativos (por sua conta) já que o transporte público não funciona no horário.
Essa ultima poderá inclusive vir a ser a sugestão que a empresa irá apresentar, até mesmo porque se não houver norma coletiva nesse sentido, ela sequer tem obrigação de fornecer transporte próprio aos empregados.
Prezado colega, sim entendo que a empresa pode suspender o fornecimento de transporte, devendo pagar pelas horas de trânsito já realizadas. Neste caso a empresa assume o risco de não ter funcionários neste período, não sendo motivo para justa causa a demissão, já que não existe transporte. O que não pode é a empresa disponibilizar para uns e outros não.