Eu era casada mais não no papel, e quando me juntei com meu ex marido nos compramos uma casa. E quando nos separamos ele mesmo assim não saiu de casa continuou morando lá pois dizia que a casa era dele, até que então ele tentou me matar e aí teve que se afastar de mim porém 1 mês depois ele voltou pra casa porque alegava que a casa era dele e ficou morando de novo comigo mas sem a gente ter algum compromisso ou voltarmos. Agora ele ficou dor te teve 2 infartos e AVC, está no hospital e não se movimenta, e a filha dele quer pegar a metade da casa porém não tenho pra onde ir tenho 4 filhos pequenos. Ela ou ele pode tomar a minha casa? Ou á metade dela?

Respostas

    Adv Antonio Gomes

    Adv Antonio Gomes Rio de Janeiro/RJ 122857/RJ Domingo, 22 de setembro de 2019, 0h01min

    Tecnicamente se voltaram a residir no mesmo imóvel onde são os proprietários face que foi adquirido durante a união estável. Se ele recuperar poderá promover a separação dos bens em condomínio, ou seja desconstituir o condomínio do referido imóvel. Se ele falecer vc está protegida face o direito real de habitação.

    F

    fauve Domingo, 22 de setembro de 2019, 7h03min Editado

    Interessante você falar em sua casa. Pelo que você coloca a casa é de ambos. Que metade da casa pertence a ele e por consequência aos herdeiros dele se ele morrer é incontroverso. Estando casada com ele por ocasião da morte dele você apenas terá o direito de, além da sua metade da casa, morar nela até o final da sua vida.

    Porém ele não morrendo e sendo curatelado pela filha dele ela pode tanto pedir a separação quanto a extinção do condomínio. Os quatro filhos são dele?

    ?

    Desconhecido Domingo, 22 de setembro de 2019, 13h48min

    Não, ele registou 3 mais eles não são dele. Mais então se ela quiser vender minha casa ou morar comigo eles podem?

    ?

    Desconhecido Domingo, 22 de setembro de 2019, 13h50min

    Digo que é minha casa porque ele tem família, não deveria estar aqui eu não tenho pra onde ir, eu tenho dinheiro na casa e eles querem só pra eles sendo que todos os filhos dele tem casa tem terreno. Estão fazendo isso porque eu não quero cuidar do pai deles porque não tenho mais nada com ele ele tentou me matar por diversas vezes, estou desempregada com crianças pequenas

    F

    fauve Domingo, 22 de setembro de 2019, 15h00min

    Valdineide se a casa foi adquirida durante a união não interessa a situação financeira dele ou dos filhos dele, METADE é dele. Entendeu? E os seus três filhos que ele adotou (registro sabendo que não é pai equivale à adoção) herdarão da parte dele também. MAS SE ELE NÃO MORRER metade é dele, e a curadora pode sim pedir a partilha. Entendeu?