Olá, tenho 18 anos, minha primeira certidão de nascimento foi sem nome paterno, visto que o mesmo se negou a assumir paternidade, meu nome levava apenas o sobrenome da minha avó e da minha mãe, Silva Nunes. Aos 3 anos meu pai apareceu querendo reivindicar os direitos e exigiu seu nome na minha certidão, assim foi retirado o sobrenome da minha avó e colocado o dele, que novamente foi embora e nunca voltou, o sobrenome ficou Nunes Souza. Não quero que meus filhos levem nome de um figurante da minha vida, por isso queria saber se posso retirar o nome paterno e no lugar botar o nome da minha avó, deixar Nunes Silva? Ou se não der para tirar, acrescentar o Silva no final? Pois quero que meus filhos levem o sobrenome de quem me criou, minha avó.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 22 de setembro de 2019, 8h33min

    MÔNICA

    É possível requerer a inclusão do sobrenome avoengo e em qualquer posição. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). O processo demora cerca de 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado Especialista em Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quinta, 26 de setembro de 2019, 9h25min Editado

    Mônica,

    De acordo. É possível requerer judicialmente a inclusão, ao seu nome, do sobrenome da sua avó, em qualquer posição. E, diante do abandono por parte do seu pai, é possível requerer, no mesmo processo, a exclusão do sobrenome dele.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    Advogada especialista em alteração de nomes
    OAB/SP 135.152
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada