Tenho 60 anos a 6 anos moro junto com uma pessoa de 31 anos em um apartamento que comprei no nome dele eu que dei a entrada é paguei durante alguns anos sozinha á 2 anos ele que paga hoje quero me separar, pela minha idade eu tenho direito de morar no imóvel? Como fica esta situação, quem tem direito de continuar morando no imóvel e quem tem que pagar as despesas.

Respostas

    F

    fauve Segunda, 23 de setembro de 2019, 6h18min

    Não, sua idade não te direitos extras no patrimônio do casal. Se vocês não registraram união estável com regime de bens significa separação parcial, ou seja: o patrimônio adquirido onerosamente será partilhado meio a meio. Se vocês não conseguirem chegar a um acordo sobre quem compra a parte do outro o apê pode ser leiloado e o valor da venda dividido.

    ?

    Desconhecido Segunda, 23 de setembro de 2019, 15h00min Editado

    Na separação judicial o juiz não resolve porá quem fica morando no imovel
    Oxi leilão? Pq leilão se o imóvel está sendo pago com tudo em dia. O juiz pode determinar quem fica morando no mesmo?

    ?

    Desconhecido Segunda, 23 de setembro de 2019, 15h03min

    Oxi leilão? Pq leilão se o imóvel está sendo pago com tudo em dia. O juiz pode determinar quem fica morando no mesmo?

    I

    ISS// Segunda, 23 de setembro de 2019, 15h08min

    Quem disse que leilão só ocorre quando o pagamento não está em dia?
    Não havendo acordo na partilha, se uma parte não tem como comprar a parte do outro entao só resta o Leilão para venda quitação e partilha do que sobrarm

    F

    fauve Terça, 24 de setembro de 2019, 8h11min

    O juiz não vai determinar que um fique morando em detrimento do outro. Evidente que a parte que estiver no imóvel está na zona de conforto restando ao infeliz privado do seu patrimônio recorrer à justiça para a extinção do condomínio (sim, a casa é um condomínio voluntário) e a alienação judicial do bem. O que significa leilão.

    Portanto o melhor é vocês se entenderem e venderem a casa a preço de mercado.