Gostaria de saber, caso eu entre com a ação de retificação de registro civil para acrescentar o sobrenome de solteiro da minha vó (Furtado), passando a assinar Victor Eduardo Moreira Silva Furtado, quando eu me casar e quiser ter o nome do meu cônjuge eu posso excluir o Moreira Silva(nome dos meus pais) e deixar somente o Furtado (da minha avó) e Ferreira que é o sobrenome do cônjuge?? Ou terei que assinar Victor Eduardo Moreira Silva Furtado Ferreira ??

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de outubro de 2019, 15h49min

    VICTOR

    É possível requerer a inclusão do sobrenome avoengo e em qualquer posição. Deve ser feito antes do casamento. E deve ser pela via judicial através de ação de retificação de registro civil (que é um processo digital feito por advogado e julgado por juiz estadual). É simples e rápido (pois tudo é 100% online e não há audiência no forum). O processo demora cerca de 4 meses. Tendo outras dúvidas pergunte no e-mail [email protected]

    HERBERT C. TURBUK - OAB/SP 138.496
    Advogado Especialista em Alteração de Nome
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Segunda, 14 de outubro de 2019, 16h12min

    Mas o que eu quero saber é se após já ter colocado o nome avoengo, posteriormente quando me casar se vai dar para fazer o que perguntei. Mudar meu nome para Victor Eduardo Furtado Ferreira ou se eu terei que colocar Victor Eduardo Moreira Silva Furtado Ferreira ??

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 16 de outubro de 2019, 14h02min

    Victor Eduardo,

    As regras para alteração de nome com o casamento são estaduais. Se você se casar no Estado de SP, poderá suprimir parcialmente os seus sobrenomes de solteiro em substituição ao sobrenome do cônjuge. Ou seja, pelas regras do Estado de SP, poderá fazer a alteração desejada no seu nome de casado, se incluir o sobrenome avoengo enquanto for ainda solteiro.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    Especialista em alteração de nomes
    OAB/SP 135.152
    http://lucianazoudine.wixsite.com/advogada