Tenho uma mãe de 68 anos de idade que veio para SP para ser cuidado pelo meu irmão. Depois de 04 meses ele simplesmente quer impor regras mais nunca aceita acordos. Tenho muito medo dele pois há um historio de agressão dele comigo e ele sempre me coage. Estamos entendendo que o melhor para ela é uma casa de repouso pois ela precisa de cuidados especiais. Mas não tenho condições financeiras para arcar com o valor que ele esta estipulando. Eu tenho um filho de 04 anos, sou assalariada e moro de aluguel. Ele tem 02 casas e trabalha por conta. Minha irmã simplesmente fala que não pode fazer nada financeiramente e nem cuidar... Por ter muito medo do meu irmão o que eu posso fazer?

Respostas

    P

    pensador Terça, 15 de outubro de 2019, 10h28min

    Qual seria a sua dúvida?

    ?

    Desconhecido Terça, 15 de outubro de 2019, 10h33min

    1) O que fazer para meu irmão não poder mais me coagir? Quero não ter mais contato com ele.
    2) Como poder resolver a situação da minha mãe de uma forma legal, onde os 03 filhos tenham obrigações iguais ou dentro de suas possibilidades reais?

    P

    pensador Terça, 15 de outubro de 2019, 10h37min

    1- Não atender as ligações de seu irmão.
    2- Sentar e conversar, vendo o valor que cada um pode dispor e se adequar à realidade. Se não houver como pagar instituição para cuidados, alguém vai ter que cuidar da idosa. No momento a mesma reside com o seu irmão, caso nenhum outro irmão se disponha a ajudar, o mesmo poderá ingressar com ação de alimentos face aos outros irmãos. Não poderá o mesmo abandonar a idosa (a depender da situação) sob pena de cometimento de crime.

    ?

    Desconhecido Terça, 15 de outubro de 2019, 11h15min

    Então, a principio ele cuidou 04 meses mas não quis mais cuidar, ai acordamos que ela ficaria um mês comigo e um mês com ele, no mês de setembro eu cuidei dela, mas agora ele ja não quer mais cuidar e disse que vai largar ela na minha porta. Eu trabalho o dia todo e ela fica sozinha e precisa de cuidados especiais... estou tentando um acordo amigavél mais ele não aceita nada. Quer impor que eu pague R$500,00 para complementar o valor da casa de idosos mais não tenho esse valor. Morro de medo dela larga-la na minha porta, como já fez quando quis ir viajar e nem me avisou, ... eu não terei cvomo cuidar ainda tenho uma criança de 04 anos.

    P

    pensador Terça, 15 de outubro de 2019, 11h30min

    Lamentável para a idosa, criar os filhos para quando precisa se encontrar nesta situação. Recomendo que reflita quanto a sua mãe investiu para criar a todos, não conheço a situação de vida dela, mas garanto que as mães sempre fazem sacrifícios em favor da prole.
    Agora, juridicamente, ele está cuidando dela no momento, então não pode simplesmente abandonar à sua porta.
    Mas, de novo devo dizer que nenhum dos filhos está fazendo corretamente a sua parte, nem a consulente. Lamentável.

    ?

    Desconhecido Terça, 15 de outubro de 2019, 11h38min

    Agradeço pala prontidão em me responder..... Mas la lamentável é esse julgamento. Estou procurando desesperadamente encontrar uma forma amigavel de cuidar dela..... Mas estou lidando com um homem violento que joga sujo e já quase não tenho estrutura piscologica para saber como agir. Claro que os textos são bem resumidos.... mas acredito que suas respostas só me fizeram pior e só me deixou mais aflita com a situação. Nunca abandonei minha mãe, sempre fui a filha que cuidou e auxiliou dela. mas enfim... lamentável termos em nosso pois esse tipo de julgamento quando precisamos é de uma auxilio. Grata

    P

    pensador Terça, 15 de outubro de 2019, 11h51min

    De maneira alguma houve julgamento, se há, é por parte da consulente. Apenas constatei o estado lamentável que se encontra a idosa. E se neste estado está, é pela ausência de um acordo entre os filhos e, todos sem exceção detém a culpa.
    Juridicamente já foi informado o que é possível fazer; mas o direito não tem o condão de dar bom senso às pessoas.