saber quanto tempo tenho de contribuição no inps e inss
Desejo saber o tempo certo que tenho de contribuição e as firmas em que trabalhei fichado, Exemplo Dinâmica Tecidos (primeiro serviço fichado ainda na menor idade) tenenge,manobra, censa enesa,mendes júnior,telemont, setol
Tenho 65 anos de idade, dei entrada no pedido de aposentadoria no dia 5 de janeiro 2009, meu pedido foi indeferido. motivo. so consegui provar 119 meses de contribuiçao, Porem tenho mais de 10 anos de contribuiçao sem documentos para comprovar, Como posso compravar? sendo que as empresas em que trabalhei não mais existem ???????
Tenho 65 anos de idade, dei entrada no pedido de aposentadoria no dia 5 de janeiro 2009, meu pedido foi indeferido. motivo. so consegui provar 119 meses de contribuiçao, Porem tenho mais de 10 anos de contribuiçao sem documentos para comprovar, Como posso compravar? sendo que as empresas em que trabalhei não mais existem ???????
Meu primeiro contrato de trabalho foi em março de 1974. Neste ano completarei 35 anos de contribuição e 50 anos de idade. Quando poderei entrar com pedido de aposentadoria?? Deverei esperar completar 53 anos?? Quando assinei meu contrato de trabalho a lei dizia 35 anos de contribuição e não fazia menção de idade mínima. A lei retroage?? Isso não seria direito adquirido?? Terei que contribuir por + 3 anos?? E se alguma lei alterar a idade mínima novamente nestes 3 proximos anos?? Terei algum benefício por ter contribuído por mais tempo???
Agradecimentos antecipados pela resposta.
Hamilton
HAMILTON Quando poderei entrar com pedido de aposentadoria?? Assim que tiver comprovadamente os 35 anos de tempo de contribuição. Não precisará esperar por idade de 53 anos e nem precisará contribuir mais.
E se após isto alguma lei alterar exigindo a idade minima ... Aí sim V terá direito adquirido e preservado ... A menos que as novas regras venham pela via de alteração da constituição sem regras de transição... (muito pouco provavel na conjuntura pré eleições).
O que ocorrerá ao requerer a aposentadoria com idade = 50 e TC = 35 é que V conhecerá os efeitos confiscatórios do FP, Fator Previdenciario, nesta situação algo em torno de 0,55 a 0,60. Ou seja seu Salario de Aposentadoria seria "garfado logo de partida" em 40 a 45%.
V terá duas alternativas para evitar esta aviltação: 1 - Acolher e aguardar que a grita geral lhe socorra. 2 - Acolher e ingressar no poder judiciario imediatamente após a concessão requerendo a exclusão do FP da planilha de calculo. Pelo fato do governo do Estado Democrático de Direito estar lhe concedendo aposentadoria proporcional e não integral como garante a CF que exige apenas e tão sómente TC = 35. Pois atravéz do FP está a exigir requisito não autorizado pela constituição federal :
-Nova Carencia impondo-lhe um tempo de espera pela aposentadoria (+- 11 anos) ou Exigencia de Idade Minima de aposentação apenas após 61 anos com TC =35
-Ou ainda exigindo submissão de trabalho adicional perfazendo TC = 42,5 e idade minima de 57,5 para conseguir aposentadoria integral por atingir FP = 1,00.
Moleza hein !!!! Quem mandou V começar a trabalhar tão cedo !!! Ve se aprende alguma coisa nesta vida!!!! E prepare seus netos para gozar a vida e começar a trabalhar apenas após os 25 anos de idade.
jujuk
Quando diz que foi micro empresária, devemos entender que v fez as correspondentes contribuições ao INSS seja pela via do contribuinte individual ou pela via do Pro labore. E certamente tem tudinho muito bem documentado.
Se for assim, é só meter os peitos, e a coisa ai acontecer logo que completar 25 os anos de contribuição.
Mas se foi tudo na informalidade ... hi... nem sendo super amiga do presidente laranja V conseguirá...