C

    cacss Quinta, 17 de outubro de 2019, 9h04min

    Pode pode. Mas ele também pode te processar por ter cobrado ele via facebook e whatsapp.

    ?

    Desconhecido Sábado, 19 de outubro de 2019, 1h24min

    Kkkkkkkk é para rir ne??? Me polpe se ele nunca estar em casa e cll so fora de área me de outro metodo de cobrar. Ou vc é um caloteiro igual a ele que se incomodou com a pergunta? Pra seu saber cobrei e cobro no direct a ele e nao o expondo.

    C

    cacss Segunda, 21 de outubro de 2019, 9h19min Editado

    Dayane, não precisava faltar com a educação, eu não fui mal educada com você.
    Pouco te interessa se eu pago ou não minhas contas, estamos aqui para responder duvidas advocatícias, não é mesmo?
    Para o seu saber, pouco importa para a justiça se você cobrou no direct ou no meio publico, está errado em ambos os modos. Dá uma procurada aqui no fórum mesmo e veja a quantidade IMENSA de pessoas que fizeram cobranças da mesma forma e acabaram por ser processadas. Haviam meios legais de se fazer a cobrança e não do modo que você fez. Deveria ter buscado/pesquisado antes de perder seu tempo cobrando-o de maneira errada.

    I

    ISS// Segunda, 21 de outubro de 2019, 9h57min

    O meio de cobrar era primeiro ter enviado por ex uma carta com AR cobrando, caso ele não viesse a pagar vc deveria ter acionado o juizado especial cível.
    Facebook e outras redes sociais não são meios legais de exercer o DIREITO, no seu caso é bem provável que não receba os 200 reais e tenha que pagar a ele o dobro disso.

    ?

    Desconhecido Segunda, 21 de outubro de 2019, 14h50min

    Se redes social nao é meio de fazer cobrança, mas nao através dele que ele fez o pedido??
    Intao se eu fizer uma carta de cobrança ele podera dessa forma ignorar e aii sim se reverter, pois através desta estao fazendo uma cobrança sem alguma nota de venda. Onde a rede social entra nisso? Sou leiga ao assunto intao quando for responder que seja bem detalhado ja que entede o assunto. E nao gerando mas duvida sobre a qual Perguntei. Respondendo a pessoa q mandou eu fazer uma pesquisa.

    I

    ISS// Segunda, 21 de outubro de 2019, 14h55min

    Da uma lida no código de defesa do consumidor. Veja as práticas ilegais de cobrança.

    ?

    Desconhecido Segunda, 21 de outubro de 2019, 19h45min

    Ok! obrigada.

    ?

    Desconhecido Quinta, 24 de outubro de 2019, 23h45min

    Por que fazer cobrança pelo WhatsApp?
    O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação barata e muito popular.

    Qualquer aparelho de celular com acesso à Internet, por mais simples que seja, já vai ser capaz de enviar mensagens de texto pelo WhatsApp ou até mesmo enviar mensagem de áudio ou fazer chamadas pelo próprio WhatsApp.

    Em maio de 2017 o próprio WhatsApp divulgou ter atingido a marca de 120 milhões de usuários brasileiros.

    Com essas características positivas a cobrança pelo WhatsApp não pode ser ignorada pelo credor.

    O credor precisa ir onde o devedor está. Se o devedor está no WhatsApp, o credor precisa estar lá também.

    Cobrança via WhatsApp é Legal?
    Esta é a principal dúvida de quem pensa em fazer uma cobrança ativa pelo WhatsApp.

    Será que a Lei permite cobrar os devedores pelo WhatsApp?

    Atender o cliente pelo WhatsApp muita empresa já está fazendo, isso não é novidade. Mas, a dúvida é se podemos fazer uma cobrança ativa, se podemos abordar o devedor pelo WhatsApp.

    Se esta era a sua preocupação, então você não precisa mais se preocupar. Porque já está reconhecida a legitimidade da cobrança através do WhatsApp.

    Até mesmo o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) reconheceu a Legalidade da cobrança pelo WhatsApp.

    O que não pode acontecer é a cobrança abusiva, seja pelo WhatsApp ou por qualquer outro meio de comunicação.

    Então, o que você não pode fazer é ficar enviando várias mensagens repetidas no mesmo dia, usar textos que podem ser interpretados de forma ofensiva ou mesmo enviar mensagens sem saber se aquele número de contato ainda continua pertencendo ao devedor.

    ?

    Desconhecido Quinta, 24 de outubro de 2019, 23h49min

    Acho que alguns bom entendedor de cobrança, precisa se atualizar. Bjus obg. Pq nhm momento informei estar fazendo cobrança abusiva, fora de horário comercial ou sendo persistente ate mesmo inconveniente. Tenho meu direito de cobrar. E a pergunta inicial foi se através deste meio de comunicação poderia iniciar um processo ou fazer um acordo o qual o devedor me pagasse. Sei um pouco do meu direito e sei que tem o dele.