Estava voltando do trabalho quando um motoqueiro bateu em mim do lado esquerdo, em uma rua tranquila. Ele caiu chamamos a SAMU e a PM. Na hora de registrar o B.O um amigo dele venho e registrou o seguinte ' Que eu cortei a frente dele sem dar pisca e que guardei o carro em uma garagem' realmente guardei o carro, mas foi só até a polícia chegar, quando chegaram entreguei o carro e o veículo foi levado para perícia. Perguntei a ele se estava tudo bem e ele me disse que sim. Agora 1 ano e 5 meses depois o motoqueiro me põem na justiça alegando ter ficado um mês no hospital e me acusando de ter derrubado ele. Ele pede cerca de 300.000, eu trabalho a 10 anos na mesma empresa nunca me envolvi em nenhum acidente e este cara tem cerca de 10 ocorrências em que se envolveu em outros acidentes e diversos processos do tipo além do meu. Eu não tenho condições de pagar tudo isso, tenho testemunhas do ocorrido. O que eu faço?

Respostas

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 05 de dezembro de 2019, 12h33min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Lucas, Policia Militar é agente de trânsito também. Se a PM chegou no local, então, tecnicamente falando, o agente de trânsito estava ali.
    O nome técnico seja para PM ou agentes municipais, é "agente da autoridade de trânsito", isto porque a policia militar e agentes municipais NÃO SÃO autoridades de trânsito, e sim AGENTES de uma autoridade de trânsito de determinada Entidade/Órgão de trânsito. Compreendeu?

    Em relação ao ocorrido, não há muito o que dizer. Você precisa juntar as provas que tem, procurar um advogado de sua confiança e ele irá analisar todas as provas, se for prova testemunhal ele certamente irá querer ouvir essas testemunhas, etc.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 6h34min

    300.000 ele nunca vai receber. Nao deveria ter tirado o veículo do local principalmente qd ha vitima

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 8h32min

    Colocamos na garagem para tirar da rua e não atrapalhar o transito.
    No momento que a brigada chegou trouxe para rua e tirei as coisas de dentro para guincharem.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 05 de dezembro de 2019, 8h58min

    Se tem testemunhas do ocorrido, o mais prudente à ser feito é contratar um advogado da sua confiança para te defender.
    Não é por que ele te processou que você está condenado! Você tem direito ao contraditório e ampla defesa, e sugiro que os faça com um advogado de sua confiança para tentar reverter toda a situação, pois, se ficar sem se manifestar, corre à revelia e você será condenado.
    Como bem dito pelo ISS//, 300.000,00 ele NUNCA irá receber.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 10h45min

    Obrigado pelas opiniões.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 10h58min

    Nao se tira veiculo do lical de acidente a nao ser por determinacao do agente de transito este sim e o unico que pode prejudicar o local do acidente antes da pericia.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 11h00min

    No dia do acidente não teve agente de transito, apenas PM. E no momento que chegaram eu tirei o carro e juntos falamos o que aconteceu. Inclusive no dia o motoqueiro falou que estava tudo bem e agora me processou.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 05 de dezembro de 2019, 11h04min

    Lucas, policial militar também é agente da autoridade de trânsito.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 11h33min

    Pois é a pessoa "pensa" ser habilitada mas desconhece o basico do básico

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 12h12min

    Em nenhum momento disse que não são autoridade, apenas afirmei que não havia agente de transito no local. Inclusive meu veiculo foi recolhido pela policia militar, guincharam e fizeram a pericia. Preciso de soluções pois não bati nele e sim ele bateu em mim. Inclusive no dia tenho testemunhas que salvei o contato que estavam logo atras do meu veiculo, que pararam quando dei pisca para entrar na residencia.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 05 de dezembro de 2019, 12h34min Editado

    Não há como dizer quem está certo ou errado nem o que fazer ou não fazer, sem analisar provas, testemunhas, boletim de ocorrência, etc.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 12h47min

    Obrigado MTB recursos.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 13h09min

    Se esta sendo processado vc deve ter um advogado portanto só ele tem condições de dizer alguma coisa, cabe a eleformular tese de defesa.

    H

    Hen_BH Quinta, 05 de dezembro de 2019, 13h32min

    O advogado que postula 300 mil reais em uma ação dessa natureza pode colocar o cliente em uma situação extremamente difícil.

    Acaso o consulente, por meio de testemunhas, consiga comprovar não ter dado causa ao acidente, e o juiz venha a julgar totalmente improcedente o pedido formulado pelo motoqueiro, ele (o motoqueiro) será condenado a pagar os honorários advocatícios da parte vencedora, em montante que gira entre 10% a 20% do valor atualizado da causa (NCPC, art. 85, §2º), o que daria algo entre 30 e 60 mil reais.

    Ainda que litigue sob o pálio da justiça gratuita, a dívida poderá ser executada e criar sérias restrições ao nome do cliente.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 13h40min

    Hen_BH eu acionei o pisca e outros dois carros pararam logo atras para que eu entrasse na residencia ( tenho o contato destas testemunhas) E este motoqueiro venho pela minha esquerda e bateu na lateral de meu veiculo, fazendo uma ultrapassagem perigosa sobre linha continua que tem nesta via, E agora o rapaz me acusa e pede cerca de 300.000 isso e um absurdo.

    H

    Hen_BH Quinta, 05 de dezembro de 2019, 13h46min

    Pedir, ele pode pedir até 1 bilhão de reais...ganhar... essa é outra história totalmente diversa.

    Como já orientaram os colegas, deve buscar um advogado para elaborar a sua defesa.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quinta, 05 de dezembro de 2019, 14h01min

    Como bem exposto pelo Hen_BH, ele pode pedir bilhões de reais se quiser. Qualquer um pode processar qualquer pessoa por qualquer motivo, a questão é se a ação será julgada procedente.
    Fora os riscos que se têm, quais já foram apontados pelo Hen_BH.
    Existe um princípio da razoabilidade, as indenizações quando, de fato são devidas, não vem para "enriquecer" que às recebe.

    Com as testemunhas que você tem, com os dados que você tem, sugiro que fique tranquilo. Procure seu advogado, como já recomendado, converse com ele sobre toda a circunstância e pode ter certeza que o mesmo fará para você a melhor defesa possível.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 14h03min Editado

    As pessoas vem aqui querendo convencer a nós de que elas tem razão, não é a nos que deve convencer e sim ao juiz.

    ?

    Desconhecido Quinta, 05 de dezembro de 2019, 14h14min

    Nao preciso convencer ninguém aqui se sou culpado ou não. Estou expondo exatamente o que ocorreu e pedindo opiniões!
    Agradeço todos comentários construtivos a respeito deste caso. Hoje mesmo vou procurar por um bom advogado para me defender nesta causa. Estava entrando na minha residencia, obvio que parei e dei pisca, a rua e pequena e não tem como eu entrar batido e cortar alguém. Infelizmente as pessoas agem de ma fe, eu mesmo não tenho nenhum caso de transito em mais de 40 anos de habilitação. Ja este cara tem mais de 10 ocorrências e um outro processo envolvendo um acidente entre dois carros e ele.

    I

    ISS// Quinta, 05 de dezembro de 2019, 15h26min

    Estava entrando na minha residencia, obvio que parei e dei pisca, a rua e pequena e não tem como eu entrar batido e cortar alguém. Infelizmente as pessoas agem de ma fe, eu mesmo não tenho nenhum caso de transito em mais de 40 anos de habilitação. Ja este cara tem mais de 10 ocorrências e um outro processo envolvendo um acidente entre dois carros e ele.

    Nada disso é prova de que vc ou ele deu causa ao acidente
    Pilotos de avioes pidem terem 100.000 horas de voo sem nenhum incidente, um dia comete um erro e derruba aviao com 300 passageiros.