Boa noite. Estou em um impasse e gostaria de uma opinião. Estou prestes a entregar as chaves da antiga casa que morava para a imobiliária. O prazo final para a entrega é dia 26 deste mês, conforme o contrato. Hoje é dia 17, e desde o final do mês passado comuniquei a imobiliária sobre a não renovação do contrato, o que também estava no contrato fazer (30 dias antes da entrega da chave). Então, depois de ter pintado toda a casa - a casa tem melhorias feitas por mim e autorizadas pela imobiliária - e feito tudo o que tinha que fazer para entregar a casa conforme havia a recebido, marquei de fazer a vistoria final com a imobiliária essa sexta a tarde, porém eles me ligaram hoje pedindo para remarcar para o mesmo dia, porém pelo período da manhã. Não vi problema e concordei com a remarcação. E então, eles me pediram para levar o laudo da vistoria inicial pois eles não estavam achando. Concordei, novamente, em levar o laudo, mas o fato dessa irresponsabilidade me incomodou bastante. Não quero fazer algo que deveria ser da parte deles, então estou considerando não levar. Porém, estou com receio de eles se negarem a fazer a vistoria no dia marcado e pedir nova remarcação - não será viável pois tenho outros compromissos - e eu me prejudicar, já que poderia ultrapassar a data limite para a entrega das chaves, o que me acarretaria multas.

Respostas

    H

    Hen_BH Quinta, 19 de dezembro de 2019, 17h59min

    Sinceramente?

    Leve a sua cópia do laudo inicial e fique livre logo do contrato!

    Qual é o problema de você apresentar a sua cópia?

    O interesse em realizar a vistoria o quanto antes é seu também, sendo esse um motivo dos mais relevantes para que você contribua com o deslinde rápido do procedimento.

    Eu, nesse caso, ainda tiraria uma cópia "xerox" e entregaria à imobiliária sem problema algum!

    "mas o fato dessa irresponsabilidade me incomodou bastante"

    Antes de se alegar "irresponsabilidade", é bom que se tenha realmente motivos para alegar isso.

    Você já foi até a sede da empresa? Presenciou desorganização, desleixo, incúria ou outra circunstância que leve à conclusão de "irresponsabilidade"? Temos de considerar que se nós, "simples mortais" com meia dúzia de papéis dentro de casa, eventualmente os perdemos, o que então dizer de uma empresa que certamente movimenta centenas deles todos os dias?

    "Não quero fazer algo que deveria ser da parte deles, então estou considerando não levar."

    Com todo o respeito? Não consigo ver nessa postura nada além de pirraça!

    Os negócios jurídicos, desde a sua celebração até a sua extinção devem, segundo o nosso ordenamento, ocorrerem de modo COLABORATIVO e ÉTICO entre as partes, de modo que NENHUMA delas se exime de contribuir com o bom termo do ajuste.

    Mas tá... não leve a sua via... daí a empresa alega que você não entregou o imóvel de acordo com o que deveria. E você alega que entregou. Daí, diante do impasse, a questão irá para a justiça, com custas de processo, de advogado, perda de tempo, etc etc. etc.

    E no final, o juiz, feliz com esse fato, pode entender que você deu causa à indevida instauração da demanda por possuir documento que, em tese, comprovaria fatos que sequer precisariam ir a juízo. E ganha de brinde uma sucumbência.

    Mas aí é com você.

    ?

    Desconhecido Quinta, 19 de dezembro de 2019, 23h19min

    Kkkkk amada? Eu já falei com a imobiliária e eles assumiram a irresponsabilidade. Não sei porque perdi meu tempo nisso aqui. Vim atrás de consulta jurídica e recebi essa resposta extremamente patética.
    Passar bem

Essa dúvida já foi resolvida, você pode criar uma pergunta semelhante.