adriana girardelli Sexta, 26 de abril de 2002, 16h35min

    Prezada Vanessa,

    Como resposta temos diversos argumentos.
    No entanto, a corrente majoritária defende a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor aos Bancos.
    Vale lembrar que, a corrente minoritário que surgiu da teoria finalista, defende que apesar de estar expressamente escrito no Códito artigo 3º, parágrafo 2º do CDC, "inclusive os de natureza bancaria...O dinheiro não é bem de consumo, é um instrumento que servirá ao cliente para adquirir algo.
    Fora a discussão que a ADIN ajuizada no final do ano passado no STF esta causando. Seu fundamento é que o artigo 192 da Constituiçao Federal diz que o Sistema Financeiro será regulado por Lei Complementar. Portanto, o CDC sendo Lei Ordinária não pode ser aplicado aos Bancos.
    É de suma importância a sua pergunta, pois na realidade vivemos uma instabilidade jurídica muito grande.
    Abraços,
    ADRIANA

    ?

    Ricardo Terça, 14 de maio de 2002, 19h11min

    MINHA CARA:

    EXISTE DIVERGÊNCIA DOUTRINÁRIA A ESSE RESPEITO.

    EM VERDADE, AFIRMA-SE QUE SE O CLIENTE FOR CONSIDERADO CONSUMIDOR FINAL, PODERÁ SER PROTEGIDO PELO CDC (EX.: SE TIRA UM FINANCIAMENTO PARA AQUISIÇÃO DE UM VEÍCULO - PARA UTILIZAR COM A FAMÍLIA).

    DE OUTRO LADO, SE FOR CONSIDERADO INTERMEDIÁRIO, ALGUNS DOUTRINADORES ENTENDEM QUE NÃO PODERÁ INCIDOR O CDC (EX.: BUSCAR DINHEIRO EM UM BANCO PARA FOMENTAR UM NEGÓCIO - RESTAURANTE).

    OS DEFENSORES DESTA IDÉIA AFIRMAM QUE O CDC NÃO PODERÁ SER APLICADO PELO FATO DE QUE O DONO DO RESTAURANTE, REPASSARÁ OS RISCOS PARA OS CLIENTES, NÃO SENDO, PORTANTO, CONSIDERADO CONSUMIDOR FINAL, E SIM, SEUS CLIENTES.

    INOBSTANTE A QUALQUER ENTENDIMENTO CONTRÁRIO, CREMOS QUE A INCIDÊNCIA DO CDC DEVE SER EM QUALQUER DOS CASOS, UMA VEZ QUE O BANCO, AO LIBERAR UM VALOR, SEJA QUE TIPO DE FINANCIAMENTO FOR, ESTÁ PRESTANDO UM SERVIÇO.

    GRANDE ABRAÇO. ESPERO TER AJUDADO DE ALGUMA FORMA.

    RICARDO.

    ?

    CLEUZA Sábado, 18 de maio de 2002, 17h33min

    SIM . PELO MENOS É MINHA TESE EM DUAS AÇÕES CONTRA JUROS ABUSIVOS EM CARTÕES DE CRÉDITO.
    TENHO UMA LIMINAR GANHA EM PRIMEIRA INSTÂNCIA EM ABRIL/2002

    ?

    LUIZ COIMBRA CORRÊA Sábado, 25 de maio de 2002, 19h50min

    Pesquisei no site jus navegandi e encontrei vasta materia sobre a utilização do CDC nos contratos bancários.
    Faça o mesmo consultando também o universojurídico.com.br

    Boa sorte, aguardo resposta

    Coimbra