Prezados Colegas, meu pai vem sofrendo com problemas de pressão alta, foram realizados vários exames nos quais constataram que a doença é crônica, inclusive que no exame de monitoramento arterial, ficou comprovado que em 70% do tempo, considerando o período de 24 horas, o mesmo fica com a pressão em niveís elevadissimos, no entanto, o médico falou que não justificava a concessão de aposentadoria por invalidez. Pergunto: Cabe nesse caso a aposentadoria por invalidez? quais os procedimentos? qual a base legal(jurisprudências, leis, portarias, súmulas, etc) que possam basear o pedido da aposentadoria? Agradeço desde já a todos pela colaboaração.

Respostas

    C

    [email protected] Terça, 04 de novembro de 2008, 13h29min

    Não tenha dúvidas que passará por perícia sim.

    O Decreto 3.048/199 - artigo 46, parágrafo único " ... o aposentado por invalidez fica obrigado, sop penas de sustaçao do pagamento do benefício, a submeter-se a exames médicos-periciais, a realizarem-se bienalmente".

    C

    cezar augusto Terça, 04 de novembro de 2008, 15h36min

    prezada Sandra

    estou aposentado por invalidez desde 2005, não fiz pericia médica após esta data, estou preocupado, pois segundo li acima, devo me submeter a pericia médica bienalmente. Já liguei para o inss, e a resposta que obtive, foi que não tenho pericia. Isso procede?

    C

    [email protected] Terça, 04 de novembro de 2008, 16h00min

    Mas quem decide é o INSS - Meu pai ficou 10 anos sem passar por perícia. Uma hora eles resolvem te convocar. Fique tranquilo

    J

    jorge de souza e silva Sexta, 28 de novembro de 2008, 19h13min

    prezados amigos desse ilustre forum, para mim esse decreto, 3048 /199 artigo 46 e muito contraditorio. a aposentadoria por invalidez previdenciaria, e concedida após ser periciado pelo perito da propria autarquia chamada inss.depois de examinado o segurado, eles chegam a conclusao que o segurado encontra-se incapacitado permanentemente ou definitivamente ou totalmente para exercer qualquer atividade laborativa. solicitando eles mesmo a aposentadoria por invalidez. depois de 2 anos diz o decreto, o segurado aposentado por invalidez pode ser convocado para nova pericia medica. obs. (sera que com essa convocaçao eles nao estao desconfiando deles mesmos como medicos?) porque foi eles que concederam a mesma. se a justiça federal atravez dos seus especialistas reconhecer a incapacidade total, e o juiz sentenciar a aposentadoria para o autor, sera que os peritos do inss tem condiçoes de apos dois anos suspender a mesma, sendo que na autarquia um nao confia no outro. (falta etica), desculpe pois para mim esse decreto esta muito confuso.

    L

    Leyla Waldenia Soares Carvalho Sexta, 12 de dezembro de 2008, 19h03min

    Bom, sou professora de educação infantil cças (1 a 2 anos +- na creche) a 18 anos trabalho na rede municipal concursada a 17 anos, tenho 38 anos de idade aos 6 anos +ou- sinto muitas dores nos ombros ,no qual faço tratamento por 1 ano..fisioterapias etc... Tomo medicamentos fortissimos p/ dores constantemente por
    8 meses nada de passar as dores....fiz radiografias na qual constatou que estava c/ tendinite calcaria nos ombros fiz 3 radiografias não tenho agilidades para qualquer movimneto brusco issso quer dizer rápido não levantar os braços etc...fis um exame que se chama eletroneuromiografia que no laudo médico ficou assim: O exame Enmg mostra uma neurapatia compressiva do nervo mediano á D, nível tunil do carpo grau1 a 4... sinto dormencia nos braços e fortes dores no bulso e endurecimento em movimentar os dedos ñ são + como antes....fiz um exame de Rm de coluna Cervical no qual o foi detectado discreto abaulamento posteriordifuso do disco intervertebral C5-C6 tocando a face ventral do dural neste nível, no qual sinto ardencia em minhas costa constantemente...... Então minha previdencia não é o inss e sim chama-se impro....proprio dos funcionários....a pericia me deu 6 meses de readptação,quer dizer fico em sala de aula só que colocam uma professora para me auxiliar....gostaria de saber oque tenho que fazer, com relação a tudo isso?..se posso aposentar por invalidez?.... já que o calcio é irreversilvel sendo que a propria pericia me relatou.... obrigada pela atenção..espero receber respostas....

    I

    Ilton Barreto da Motta Sexta, 12 de dezembro de 2008, 19h13min

    Leyla, faça um requerimento de aposentadoria via administrativa. Normalmente, a pessoa passa por uma junta médica para aferição da invalidez. Caso, haja indeferimento, você deve ingressar com ação na justiça, pouco importa o regime jurídico.

    N

    Neiva_1 Domingo, 14 de dezembro de 2008, 22h34min

    Por favor a 16 anos me aposentei por invalidez hoje tenho 61 anos e muito doente tenho direito a pedir mais uma aposentadoria por idade? já recebo por invalides
    agradeço

    A

    A. H. Zanatta Segunda, 15 de dezembro de 2008, 7h11min

    P/ Neiva_1

    Não é possível acumular 2 aposentadorias pelo RGPS.

    Requerer Aposentadoria por Idade, até pode se atender aos requisitos, porém a aposentadoria por invalidez será cancelada.

    Ainda, a aposentadoria por idade poderá ser menos vantajosa em relação à renda mensal.

    O mais viável é a manutenção da aposentadoria atual, porém é você quem deve decidir.

    Espero tê-lo ajudado.

    H

    HELCIO ETERNO DE SOUZA SILVA Terça, 16 de dezembro de 2008, 17h31min

    Gostaria de saber se o aposentado por invalidez por transplante renal pode exercer algum trabalho (bicos) para complementar a a sua renda mensal, pois a cada ano que passa o seus rendimentos ficam menores, pois o aumento nunca é igual ao do salário minimo. Alguém pode me responder, por favor.

    A

    A. H. Zanatta Terça, 16 de dezembro de 2008, 20h06min

    P/ HELCIO ETERNO DE SOUZA SILVA

    Se o aposentado por invalidez executa atividade laboral, sendo descoberto pelo INSS, fatalmente o aposentadoria será cancelada.

    Quanto aos aumentos, não há previsão legal para aumento de aposentadoria estar vinculado ao salário mínimo.

    Espero tê-lo ajudado.

    M

    marcelo_1 Domingo, 11 de janeiro de 2009, 22h34min

    Tenho 41 anos a 7 estou afastado por motivo de 2 hernia de disco tem dia q n consigo levantar da cama ,a ultima a pericia me deram pra fazer reabilitação so a ate agora n veio nada estou recebendo certo o medico da ultima pericia me de a carta como impossibilidade de trabalho queria saber como faço pra aposentar n tenho condiçoes de trabalho

    F

    FRANCISCO GERALDO ALVES VALVERDE Quinta, 15 de janeiro de 2009, 23h19min

    olá vc diz estar a 7 o que? vc fez cirurgia? outra coisa vc teve que entrar na justiça federal alguma vez contra o inss?

    M

    marcelo_1 Sábado, 17 de janeiro de 2009, 14h08min

    estou a 7 anos afastado não fiz cirurgia não e tambem n entrei na justiça ainda estou aguardando eles me chamarem pra fazer reabilitação mas n vou conseguir pq piorou a sdores

    M

    marcelo_1 Sábado, 17 de janeiro de 2009, 14h53min

    Que eu tenho q fazer devo esperar pra q eles me chamem ou entro com processo no inss

    E

    EVERTON_1 Segunda, 19 de janeiro de 2009, 9h54min

    Ola? Fiz hemodialise por 3 anos e neste periodo usufrui do auxilio-doença, em novembro agora de 2008 fui transplantado. Soube que o INSS nao esta mais aposentando transplantados renais, e tambem soube que posso entrar com um recurso antes de acabar o auxilio-doença para prorrogar o beneficio por mais algum tempo alegando que o Rim em 2 anos tem a possibilidade de rejeiçao. Ate onde tudo isso e verdade? Obrigado.

    F

    FRANCISCO GERALDO ALVES VALVERDE Quinta, 22 de janeiro de 2009, 19h25min

    olá marcelo tudo bem? olha... o meu caso é identico ao seu. tenho 3 hernias de disco cervical , varios osteófitos,doença degenerativa( uncoartrose), hipertrofia do ligamentos amarelo. na coluna lombar tenho 1 hernia de disco tb. com uncoartrose. porem... eu tive que entrar na justiça federal para restabelecer meu auxilio doença e fiquei 18 meses sem receber mas graças a deus o juiz deu deferido meu processo . mas indeferido, no pedido de aposentaria por invalidez. no seu caso pode se dizer que vc tá com muita sorte viu? pois é muito dificil, eles darem muito tempo. ñ se preocupe se eles algum dia cortarem, vc entra na justiça federal contra eles. olha.. é muito bom agente ter trocado ideias deixo aqui meu email caso vc queira trocar informações ok? um grande abraço F.G.A.V [email protected]

    C

    celso ricardo_1 Segunda, 02 de fevereiro de 2009, 15h18min

    ola a todos...

    tenho uma duvida...

    fiz uma atrodesde de coluna lombar com a colocação de 4 pinos, uma corda de nylon e uma placa de resina... pois bem, estou afastado do serviço desde 12/07 e minha ultima pericia vence em 03/09.

    o que eu queria saber é se POSSO requerer pedido de aposentadoria por invalidez, ja que a cirurgia foi feita numa região da coluna (L5-S1) que limita e muito meus movimentos.

    fico no aguardo de uma resposta definitiva pois não me sinto em condições de trabalhar mais, haja visto que tenho dificuldades imensas em colocar uma calça, meia, sapato, tenis..etc.

    grande abraço a todos.

    E

    ELY SIQUEIRA Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 10h18min

    minha irmã é pordadora de esquizofrenia, está em auxilio doença junto ao INSS e o perito quer dá alta. O pisiquiatra que faz seu acompanhamento não concorda, por considera minha irmã incapcitada para exercer atividades laborativas, quer pedir a transformação do auxílio em aposentadoria por invalidez. Isso é possível? E se negarem?
    Aguardo ajuda, já que embora advogada, não milito em área previdenciária
    Grata - Ely Siqueira

    W

    Walter Rodrigues Filho Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 18h36min

    Ely Siqueira

    Tenho uma caso de esquisofrenia meio parecido
    se quiser mandar e-m podemos nos ajudar:
    [email protected]

    M

    Milton Rodrigues_1 Sexta, 06 de fevereiro de 2009, 19h06min

    por favor estou em uma dificuldade enorme;
    ano passado coloquei meus douc. nas maõs de um despachante conhecido da familia pra dar entrada em minha aposentadoria que hoje esta em b31 porem erradamente pelo fato de ter sido um acidente de trabalho que por sua vez tb mudaria esse codigo b 91 pra depois dar entrada no pedido.
    So que amigos ja vai fazer um ano agora em abril e ele sempre me da uma desculpa dizendo que no proximo mes, sem me dar nehum numero pra acompanhar.Desculpe minha ignorancia mais como faço pra saber
    se deu entrada, pois diz que não tem numero de processo e ate agora nada mudou inclusive o codigo.
    sei la ... estou perdidinho ...por favor me ajudem...
    Desde saudações e meu muito obrigado