Emprestei dinheiro, não me devolveram...
Emprestei dinheiro para uma colega de trabalho (R$380,00 reais) Ela foi demitida e sumiu, mudou de cidade, não responde minhas mensagens e acredito que não queira devolver o dinheiro, já faz mais de 1 ano... Gostaria de forçar o pagamento, como devo proceder?
Sejamos práticos.
Para ingressar ação cobrando esse valor, só faria sentido que o fizesse por meio dos Juizados Especiais, que dispensam advogado e pagamento de custas.
Ocorre que nesse caso você teria de ter TODOS os dados da devedora, inclusive o endereço, coisa que você não tem, pois você mesmo/a diz que ela sumiu.
Isso porque os Juizados não efetuam citação por edital (para quem se encontra em local incerto). E ainda que você tivesse o endereço dela, sendo ele em outro estado, a demanda teria de ser proposta naquele local. Valeria a pena você se deslocar para outro Estado para propor a demanda, participar de audiências etc.?
Não ingressando pelos Juizados, você teria de propor a demanda na Vara Cível. E nesse caso, teria de pagar advogado e custas do processo. Quanto acha que o advogado lhe cobraria para ingressar com uma demanda de 380 reais?
Na boa? Não sei a sua condição financeira, mas creio que 380 reais não serão a diferença entre você viver ou morrer, passar ou não passar fome.
Deixe esse dinheiro para lá e siga sua vida. Um dia a devedora paga.