PAGAMENTO EM CAIXA ELETRÔNICO
Olá pessoal
Há alguns dias efetuei um pagamento em um Caixa Eletrônico e como dispunha de saldo ( cheque especial ) achei que estivesse quitado meu débito. Cinco dias depois, recebo um telefonema do credor fazendo cobrança do título que outrora eu havia pago. Fiquei sem saber o que fazer de início, pois, eu já havia pago e tinha o comprovante, o qual passei por fax para o credor que mesmo vendo o comprovante, novamente afirmou não ter recebido.
Dirigi-me ao banco e retirei um extrato, verificando que mesmo tendo saldo na conta, o pagamento não havia sido saldado, tendo sido saldado outros pagamentos antes, na mesma data e no dia seguinte. consultei um funcionário que nada soube me explicar sobre o motivo, já que toda a operação havia sido realizada de forma correta. título/comprovante de pagamento/saldo.
como o título era de outro banco efetuei novamente o pagamento com atraso, agando multa e juros,
pergunto:
1 - Cabe Indenização por Danos Morais?
2 - Como mensurar o valor da indenização? Multiplicar o valor do título por um fator?
3 - Que prazo eu tenho para ajuizar uma ação contra o banco?