O vestido encolheu na lavagem, a loja deve trocar?
Comprei em uma loja um vestido no cartão, eu provei e gostei dele na loja porém, depois quando fui lavar ele encolheu. Fui na loja para trocar e me falaram que não tinha defeito nenhum que foi algum produto que usei na lavagem e que não poderiam trocar, só trocariam se tivesse algum rasgo nele, na costura, eles estão certos?
Jogar a culpa no consumidor é algo perigoso. O produto tem garantia de 90 dias, independente da loja dizer que não têm, a política da empresa não se sobrepõe ao Código de Defesa do Consumidor, que aliás, é Lei Federal. Eles de fato não tem obrigação de trocar, à princípio. Mas tem que dar a garantia, ou seja, devem encaminhar o produto ao fabricante para que seja solucionado o problema, e em 30 dias CORRIDOS devem lhe devolver o produto consertado. Caso ultrapassem o prazo de 30 dias, você pode solicitar a devolução do pagamento corrigido monetariamente ou a troca do produto por outro ou o abatimento do preço.
Para dizer que a culpa foi sua, eles precisam PROVAR. Isto, pois, o consumidor fica na condição de hipossuficiência, portanto, se você está tendo problemas, procure o Procon. Outrossim, solicite nota fiscal do produto caso não lhe tenham dado. É direito seu e dever da loja, conforme dispõe a Lei Federal nº 8.137/90.