Débito automático: cobrança indevida

Há 22 anos ·
Link

Tenho cadastrada em débito automático, dentre outras, a conta de telefone celular. Ocorre que no mês de outubro, além da minha conta normal, houve um desconto adicional dias após que não sei a que se refere e nem a operadora soube me informar a respeito de que seria, tendo inclusive me informado no dia de hoje que nem a arrecadação do valor foi registrada no sistema, ou seja, não há registro da cobrança nem da entrada do dinheiro. Desde o dia do ocorrido (18/10/2002) venho entrando em contato com a operadora, após confirmar com o banco ter se tratado de uma operação normal de débito automático. Há duas semanas recebi um telefonema de um dos atendentes da operadora, em resposta à minha reclamação, me dizendo que havia sido detectado um erro no desconto e que o valor seria depositado em minha conta-corrente em no máximo dois dias, o que não ocorreu. Entrando em contato novamente com a operadora, via telefone, fui informada de que não consta em registro qualquer crédito a meu favor. Novamente me pediram para aguardar que a situação seria averiguada inclusive junto ao atendente que me informou sobre o erro. É minha intenção resolver isso com a própria operadora, diretamente, pois ainda me resta paciência. Mas gostaria que me informassem quanto às minhas opções para reaver o dinheiro, quanto ao prazo para que eu tome uma atitude e ainda quanto à documentação necessária para tanto, já que todo o contato tem sido via telefone, sem nenhum registro escrito. Desde já agradeço.

1 Resposta
Gabriel de Moraes Correia Tomasete
Advertido
Há 22 anos ·
Link

Em primeiro lugar, procure registrar suas reclamações, ou por gravação, ou ao menos tome nota da data das ligações, o nome da pessoa com quem conversou e um protocolo de registro de reclamação. Você deveria pedir por escrito ao Banco, através de reclamação protocolada, explicações sobre o ocorrido. Para a empresa de celular, idem. Com provas e documentos em mão, você pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível com o intuito de ser ressarcida em dobro pela cobrança indevida. Pode também, na mesma ação, pleitear indenização por danos morais pelo fato de ter enfrentado transtornos e descaso na tentativa amigável de solucionar o problema. Vale lembrar que o Juizado Especial não cobra custas e não necessita de advogado em causas de até 20 salários mínimos.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta