Urgente! Agiota e ameaça de morte
Meu irmao tem passado por grandes dificuldades financeiras. ha alguns meses atras quando a situaçao nao era tao Ruim, mas começando a se desequilibrar, no desespero ele recorreu a um agiota. Veio pagando os juros e deu como garantia um cheque pre datado. So que ele nao contava com as dificuldades maiores que viriam. E começou a atrasar o pagamento dos juros. Depois disso, começou a passar por humilhaçoes e escandalos em sua porta da residencia. Sofrendo ameaças. so que agora , recebeu u, telefonema estranho em seu trabalho, de uma pessoa que diz ter comprado o cheque da outra pessoa, e que se ele nao pagar, vai morrer.
Ele esta temeroso, por sua familia e por sua propria vida. e um homem de 50 anos de idade e e hipertenso.
Ele gostaria de poder quitar o valor do cheque, mas no momento suas condiçoes financeiras sao as piores, tendo ate sofrido o corte de luz de sua residencia e de agua.
O desespero dele e grande.
Infelizmente, ele nao tem como provar os valores que ja pagou em parcelas de juros, que totalizando soma o valor do cheque.
O que ele pode fazer?
Denunciar em delegacia?
Sustar os cheques?
Ele tem uma casa que ainda nao passou para o seu nome. Por ser de espolio.
Pode perde-la?
E quanto aos seus poucos bens moveis?
Me ajudem a ajudar o meu irmao.
Agradeço anciosa a resposta desse digno site, e de seus competentes advogados.
Por favor, analizem com carinho.
E.t.: ele e funcionario publico federal.
Cara Vera, o que posso lhe dizer, em primeiro lugar, que seu irmão registre na delegacia próxima a sua residência a ameaça de morte sofrida; se possível, através da companhia de telefonia pública, tentar conseguir o número do aparelho que fez a ligação para o do seu irmão, fazendo as ameaças. Após tomadas essas providências, procurar a defensoria pública, através do núcleo de defesa do consumidor, igressar com uma ação criminal contra esse agiota, pois seu irmão deve saber o local e onde retirou o dinheiro, daí tornando possível identificar o mesmo. Desejo-lhe boa sorte e que a paz de Deus esteja contigo e com o seu irmão. Jorge.
Prezada Vera, Você deve denunciar na polícia essas ameaças, e pedir uma proteção policial. A questão de perder os bens por não ter pago os juros de um agiota é simplesmente nula. Ninguém é obrigado pela lei a pagar essas dívidas, porque a agiotagem é proibida e não reconhecida pelo Direito. Agora, esses caras são perigosos. Muitos morrem por dever pequenos valores. Utilizar na cobrança de dívidas de ameaça, coação, ou qualquer meio que exponha o consumidor a constrangimento ou lhe faça passar por ridículo é crime, passível de detenção. No seu caso, se realmente ele não tem como honrar essa dívida( que ele não é obrigado a pagar) o melhor a fazer é denunciar imediatamente na delegacia. Seria bom, pedir na justiça para que fosse interceptado o telefone deste agiota, para que fosse feita a prisão em flagrante. Abraços. Denuncie