Tenho um terreno locado para uma empresa que loca torres para operadoras de celular, e tive uma surpresa eles pedindo para reduzir o valor do aluguel
Tenho um terreno locado para uma empresa que loca torres para operadoras de celular, e tive uma surpresa eles pedindo para reduzir o valor do aluguel, veja uma parte do comunicado: Conversamos essa semana sobre a locação do imóvel onde se encontra a torre de comunicação da empresa (nome de empresa), e conversamos sobre uma proposta, que não foi aceita pelo Senhor, devido aos valores de redução e a quantidade de meses que duraria essa redução, haja visto que seria uma redução temporária. Então, gostaria de fazer uma nova contra proposta para ser analisada e que possamos em cima dessa nova proposta darmos sequencia a um acordo, lembrando que, essa situação, é uma situação temporária.
A contra proposta que a empresa está fazendo é a seguinte: 20% x 7 meses.
Lembrando que a anterior, seria de 30% X 8 meses. Eu nunca tinha me deperado com uma situação desta. ( outro testo:Essa solicitação, Senhor Herbert, é devido a atual situação em que vivemos causada pela COVID-19, onde os mercados estão sendo atingido, e inclusive o mercado de telefonia que começa a sofrer com inadimplência, apesar de está sendo utilizada a todo o vapor pela população, mas sabemos que o excesso de utilização, não é aumento de receita. Grande parte desses usuários estão, mesmo utilizando os sinais de telefonia, estão se tornando inadimplentes.
Com esse aumento na inadimplência, a empresa corre o risco de ter que desativar torres e trabalhar com números menores dessas mesmas torres que se encontram na mesma região. E com a colaboração do Senhor, ela consegue mante lo durante esse processo até que o mercado volte a aquecer, e o seu contrato atual, volte a ser praticado normalmente.) e o meu contrato so vence em 2022 que completa os 8 anos. Não sei mais o que fazer, quero uma orientação dos senhores. E não tenho como contratar um advogado. Hoje o valor da locação esta em torno de 2.500,00. é a minha unica renda.
O que existe aí é um contrato. Um acordo de vontades.
Cabe a você, como locador do terreno, decidir se aceita ou não a proposta da empresa.
Nada o obriga a aceitá-lo, do mesmo modo que a empresa pode rescindir o contrato antes do prazo, pagando a multa contratualmente prevista.
As perguntas a serem feitas são: se a empresa rescindir o contrato, quanto tempo você levará nesse período de pandemia para conseguir um novo locatário para um terreno nu (me parece ser o caso)?
Conseguirá alugá-lo daqui até 2022, ou mesmo para mais à frebte, para outro locatário pelos mesmos 2500 reais?
Você não deixa claro se 20% e 30% são os percentuais de desconto ou os percentuais que lhe seriam pagos.
Talvez seja mais interessante aceitar uma redução provisória por alguns meses do que perder o contrato todo, e sabe-se lá quanto tempo ficar com um terreno parado, sem gerar renda e ainda dando despesas (IPTU, manutenção etc.).
Aí é com você.