Minha vó possui 72 anos, trabalha a mais de 20 anos SEM CARTEIRA ASSINADA e a patroa ainda mandou ela trabalhar na pandemia mesmo sendo do grupo de risco (ela também é hipertensa) e tem que pegar ônibus para chegar até lá. Eu estou cansada de ver minha vó chegando MORTA de cansada desse emprego e ainda ter risco de pegar covid-19, porém minha vó não quer denunciar por quê ela não vê a gravidade da situação e provavelmente também tem medo. O que eu faço? Eu sozinha não tenho condições de pagar advogado, e ela não iria aceitar também.

Respostas

    L

    Leonardo Quinta, 04 de junho de 2020, 11h47min

    Só ingressar com uma aAção Trabalhista e requerer todos os direitos que ela tem. Procure um advogado.

    H

    Hen_BH Quinta, 04 de junho de 2020, 11h54min

    Se sua avó, sendo a maior interessada, não está disposta a tomar providências, não cabe a você fazê-lo.

    Você não narra que ela tenha alguma limitação de ordem mental, de modo que sendo uma pessoa lúcida (pouco importa se com 72 ou 100 anos de idade) é ela quem faz as escolhas (boas ou ruins) acerca da vida dela.

    Quanto à questão da falta de assinatura da carteira, entendendo ser o caso, deve sua avó (e não você) ingressar com ação trabalhista para cobrar o que lhe for de direito, lembrando que tudo aquilo que tiver período superior a 5 anos já se encontra prescrito.

    ?

    Desconhecido Quinta, 04 de junho de 2020, 12h06min

    A questão é: minha vó trabalha como empregada doméstica, ela vive com dores e não é tão boa da saúde.
    Não é porquê minha vó não quer, que não seja necessário, vai chegar uma hora que ela não vai conseguir mais trabalhar e vai acabar sem nada por conta da patroa que não assina carteira, e se coloca acima dela.

    Muitas empregadas por medo de perder a renda, o emprego, não enfrentam suas patroas... tomando decisões que geram resultados terríveis.

    Assim como a empregada doméstica que trabalhava nessa pandemia, ela teve que sair com os cachorros da patroa e quando voltou seu filho estava morto porque sua patroa não teria cuidado dele porque estava fazendo as unhas...

    Se você trabalha com MEDO, você não escolhe as melhores decisões para você e sim as que mantenham sua única renda no momento, sejam elas boas decisões ou não.

    H

    Hen_BH Quinta, 04 de junho de 2020, 12h15min Editado

    Então converse com a sua avó e exponha a ela tudo o que você expôs acima.

    Não é a nenhum de nós aqui nesse site que você deve convencer. E sim a ela!

    Convença-a!

    I

    ISS// Quinta, 04 de junho de 2020, 12h37min

    Pois é nao sei quem vc pretende convencer...

    ?

    Desconhecido Quinta, 04 de junho de 2020, 12h40min

    Minha dúvida era: "como proceder?"
    Não quero convencer ninguém, mas também não quero que as pessoas tenham uma visão distorcida do caso.

    I

    ISS// Quinta, 04 de junho de 2020, 12h51min

    Se sua avó é lúcida e deve ser entao cabe a ela tomar decisões ou ela fica em casa e pede o auxílio emergencial ou vcs a ajudam caso contrario não há nada a ser feito.

    H

    Hen_BH Quinta, 04 de junho de 2020, 13h27min

    Não se trata de ter ou não ter visão distorcida.

    Estamos falando, até então, de uma pessoa maior de idade e capaz (lúcida), que em tese pode tomar decisões acerca de sua situação.

    "Minha dúvida era: "como proceder?""

    Isso já foi dito. No máximo explicar à sua avó a situação desfavorável que você entende que ela está passando, convencê-la a ingressar com uma ação judicial (através da Defensoria Pública) para cobrar os direitos que ela tenha. No campo jurídico é isso.

    No mais, é decisão dela.