eu achei um cachorro na rua por volta das 21;30 na rua ele era filhote nao tinha nem dente ja se passaram 6 meses o cachorra ta grande pego amor a minha familia eu entrava na redes social para ver se alguem postava fotos ou perguntava referente ao animal e nunca avia nd depois de 6 meses que estou com o animal a dona apareceu falando que é dela e que eu roubei de dentro da casa dela oq tenho que fazer tenho ue dervolve ou posso fikar nao quero abir mao do animal pois achei ele bem pequeno tenho amor e minha familia tbm

Respostas

    A

    Advogado Domingo, 07 de junho de 2020, 0h14min

    Bom, primeiro a dona não pode dizer que você roubou porque isso é crime de difamação, ou até mesmo calúnia (tem diferença), e você pode fazer um B.O e mover uma ação em 6 meses - detalhe a ação não anda sozinha no fórum pelo juiz o pelo delegado tem que contratar uma advogado nesses 6 meses que ela te difamou.

    Para o direito o animal é considerado coisa, então em tese você teria que devolver para seu legitimo dono. Agora como você pegou amor pelo animal, não é obrigada a devolver para qualquer um que se apresente como dono, porque é preciso uma comprovação, então se você quiser brigar, peça para ela provar na justiça que é proprietária do animal. O melhor seria evitar qualquer brigar e pagar o preço de um animal se for de raça ou indenizá-la, mas faz prova disso.

    Não é possível se apropriar de coisa perdida, mas é possível se apropriar de coisa abandonada. Quem garante que esse animalzinho não foi abandonado.