PAI DO MEU FILHO NÃO PAGA PENSÃO, PEGOU MENINO E NÃO DEVOLVEU MAIS E ME COBRA PENSÃO
O PAI DO MEU FILHO NÃO PAGAVA PENSÃO, LEVOU O MENINO PARA VER ELE E NÃO DEVOLVEU MAIS A CRIANÇA E AINDA ME AMEAÇA E ENTROU COM AÇÃO DE COBRANÇA DE PENSÃO DE ALIMENTOS CONTRA MIM: COMO EU POSSO ME DEFENDER?
Eu tenho um filho de oito anos e trabalho de empregada em comércio e eu cuidava dele e pagava uma pessoa para tomar conta dele porque eu tenho que trabalhar fora para sustentar meu filho e meu filho tem até convênio médico que eu pago até hoje para ele. Meu filho estava matriculado numa escola perto de casa, no primário, e eu sozinha cuidava de tudo dele e eu tinha entrado em 2004 com um processo para o pai dele pagar a pensão, mas o pai só pagou as primeiras vezes a pensão e eu deixava o pai ver o menino sempre que ele queria. Uns quatro meses atrás o pai me pediu para deixar o meu filho com ele por uns dias e quando passou o tempo que ele tinha pedido para ficar com o menino eu fui buscar a criança o pai do menino me ameaçou, tentou me bater na rua e não me deixou levar meu filho de volta e o pai do menino já tinha me ameaçado antes em 2004 e eu até tinha entrado com um processo criminal contra ele que está parado, arquivado e eu não sei o porque que o processo criminal parou de andar e o pai do menino sempre foi muito agressivo por causa disso nos separamos depois da gente ter morado quase 12 anos juntos e quando o menino era ainda pequeno. Eu fui intimidada e ameaçada e fiquei com medo de entrar com algum processo contra o pai porque ele tem um revolver e fica falando que vai me encher de balas. Faz uns dias eu tive uma surpresa porque o pai do menino já tinha falado para todo mundo que não ia pagar pensão e que ia ficar com o menino e ele foi no fórum e entrou com um pedido de pagamento de pensão e foi descontado do meu pagamento 20 por cento do meu salário bruto e ele está com meu filho sem minha ordem há quase quatro meses, o pai foi na escola perto de linha casa e tirou o menino de lá e pegou um papel e matriculou o meu filho em outro escola longe, no bairro onde o pai mora. Meu filho nunca tinha parado de estudar, eu sempre matriculei ele e o pai fala que meu filho não estudava, que eu não levava ele na escola, o que é mentira e meu filho fica na rua, conforme tem pessoas falando, durante o dia, porque o pai é motoqueiro e bebe muito, inclusive comemorou com o dinheiro que foi descontado do meu pagamento e o menino fica com a mãe dele que tem quase 70 anos e toma gardenal que é remédio para pessoa que tem problemas de cabeça e ela é diabética e não te condição de cuidar do meu filho e grita com ele e bate no menino. Na semana passada o menino ficou comigo e não queria mais voltar para a casa do pai dele e queria ficar onde ele sempre viveu, na minha casa e chorou muito e o pai veio buscas ele e me ameaçou muito e eu fiquei com medo e deixei ele levar o menino chorando e agora tenho que ir numa audiência onde o pai quer ficar com o menino e está recebendo pensão descontada de meu pagamento. Isso tudo é injusto e peço orientação de como agir, o que eu posso alegar na minha defesa e pegar o menino de volta, porque o pai não tem nenhuma ordem de nenhum juiz para ficar com o menino. O que eu posso fazer?
Se tem varios processos e inclusive audiencia, acredito que voce ja esteja sendo assistida por um advogado. Se não, terá que contratar um, e se nao tiver condições, procure a defensoria ou alguma universidade de Direito.
Em relação a guarda, verificar como ficou estipulado na separação... se a guarda é sua ou dele.
No mais, seu advogado saberá como defende-la, lembrando que sempre será colocado em primeiro lugar o bem estar da criança.
Boa sorte!
Oi!
Obrigada pelas orientações mas ainda tenho as dúvidas que vou explicar agora.
No meu caso não tinha nada acertado quanto à guarda porque eu e o pai do menino a gente não era casados e ele saiu de casa e eu fiquei com o menino e eu tinha entrado com um pedido para ele pagar a pensão, mas ele para não pagar a pensão deu esse golpe ou seja me iludiu e pediu para ficar uns dias com o menino e como eu tentei pegar o menino de volta e ele me ameaçou violentamente eu fiquei com medo e ele já está com o menino quase quatro meses já faz e ele de esperto entrou com uma ação pedindo pensão para mim para eu pagar e ele não pagar entendeu? Ele sempre falou que não ia pagar e eu também fui deixando e fui trabalhar para criar o menino, mas eu tinha entrado com uma ação de cobrança da pensão do menino... E agora estou desesperada sem saber o que fazer porque eles me falaram no fórum que eu não posso pedir advogado da defensoria porque o pai do menino já pediu um advogado da defensoria e porisso eu não posso pedir advogado do governo e eu não ganho o suficiente para pagar um advogado porque eu ganho entre 700 e 800 reais por mês porque dependo de fazer horas extras onde eu trabalho para aumentar o que ganho. Esse é eu problema: não tinha nada acertado da guarda, porque a gente não era casados e ele saiu de casa e eu fiquei com o menino por anos e como eu tinha entrado com cobrança de pensão, ele não pagou mais e pegou o menino para ficar alguns dias com ele, não devolveu a criança e ainda entrou com advogado do estado pedindo a pensão que já está sendo descontada do meu pagamento e eu não sei o que fazer agora porque não posso pagar advogado e eles falaram no fórum que eu não posso pegar outro advogado do estado porque não pode ter dois advogados do estado no mesmo processo. Essa audiência que vai ter é no dia 25 deste mês e eu não sei como fazer para levar advogado, porque teve uma audiência para tentar acordo mas ele não quer devolver a criança, o menino, mentiu e falou que estaá com o menino faz tempo e isso é mentira e falou que eu não levava o menino para a escola e agora é que o menino fica mesmo na rua e o pai é quem foi tirar o menino da escola perto da minha casa e matriculou ele em outra escola no bairro dele, bem distante de onde eu e o menino a gente morava.
Por favor, gostaria de mais essa orientação porque estou desesperada e meio que perdida...