A minha cunhada encerrou a conta no Banco Sudameris, conforme o pedido do banco.Após alguns meses veio a cobrança de R$66,00 reais em sua conta para que definitivamente fosse encerrada, ela para não se aborrecer pagou.o que está deixando-a aborrecida é que o banco está cobrando taxas nessa conta que para ela já estava encerrada.Tem como ela entrar com uma ação contra o banco.E se for positiva a resposta seria qual tipo de ação? desde já obrigado.

Respostas

    ?

    Natália Marinho Sábado, 08 de novembro de 2003, 12h44min

    Anna Paula: pelo que entendi, sua cunhada encerrou a conta a pedido do banco. O pedido foi verbal ou escrito? E o encerramento da conta se deu de que forma? Verbalmente ou por escrito? Ou simplesmente mediante a retirada de valores depositados na conta? O conhecimento desses elementos é essencial para avaliar a questão. Em todo caso, sugira a ela que faça uma carta por escrito ao banco (com cópia para que eles assinem o recebimento), relatando os fatos e e informando que os débitos remanescentes na conta não mais serão quitados, porque a relação contratual já estava encerrada. Se o banco persistir nas cobranças, pegar extratos que demonstrem que a conta está inativa e ingressar com ação de danos morais pelos aborrecimentos causados à sua cunhada. Já ingressei com algumas ações assim e deram certo. Saudações,Natália

    ?

    Ana Paula Figueira Ribeiro Terça, 11 de novembro de 2003, 13h36min

    Obrigado, por ter me respondido Natália, e logo de Brasília, nasci em Goiás,mais vamos ao que interessa.Todo o procedimento foi feito por escrito e com a assinatura do Gerente do Banco Sudameris.E a conta continua ativa e a cada dia entrando mais taxas bancárias.Se você puder me ajudar sobre outro problema com o banco, desde já agredeço.Se eu propor uma ação junto ao banco para revisão de contrato, a minha conta nesse período que a ação estará em tramite processual continuará correndo os juros.A conta é Jurídica e o saldo está negativo R$60,000,00(sessenta mil), estou pagando um juros de R$3.000(três mil) por mês, o que eu já paguei essa dívida pelo menos uma vez.

    ?

    Natália Marinho Domingo, 16 de novembro de 2003, 15h42min

    Ana Paula, pelo que entendi, vc ou sua empresa deviam determinada importância ao banco, que estão pagando, em razão, talvez, de uma renegociação. É isso? Se for assim, não há como encerrar a conta enquanto o pagamento integral não for efetivado, apesar do pedido de encerramento da mesma.Vc alega que está pagando valores elevados a título de juros e que, pelo que já pagou, nada mais deveria ao banco. Se o que entendi estiver correto, acho que cabe uma ação de revisão contratual pois, nesses casos, os juros bancários costumam ser de fato muito abusivos. Tenho visto casos semelhantes aqui em Brasília, em que tanto bancos como financeiras e administradoras de cartão de crédito acabam sendo obrigados a baixar os valores cobrados dos clientes. Nesse caso, vc precisa recorrer a um advogado, porque, pelo valor cobrado (60 mil) não se pode ir ao juizado cível especial. Mas acho que, mesmo tendo de pagar honorários ao advogado (vc pode negociar o pagamento), a intervenção acabará sendo proveitosa, com a possível redução dos valores cobrados ou mesmo a devolução de importância cobrada a mais e o encerramento, de vez, dessa conta que tantos problemas lhe tem trazido. Infelizmente, em razão da distância, não há como ser mais útil. Mas não se aflija em demasia, busque o seu direito se acha que foi espoliada. Boa sorte, Natália.