Light cobra valor de TOI absurdo e fora da realidade
Olá.
Esse mês recebi um valor, no item ANEEL 414/10 Art115 Parcela 001/006, de R$817,18, totalizando R$4.903,08 (total das 6 parcelas).
Sei que meu medidor foi trocado em março e, pelo que entendi, essa cobrança é pelos valores não cobrados, mas é um valor absurdo e fora da realidade, já que minha fatura fica sempre entre 100 e 200 reais.
Segundo o site http://www.aneel.gov.br/como-resolver/-/asset_publisher/3SAW3SarixVj/content/consumo-nao-faturado/655804 : “Para cobrança do consumo não medido, o limite são os três últimos ciclos de faturamento. Nesse caso, a distribuidora deve dividir o pagamento em número de parcelas igual ao dobro do período apurado de medição deficiente.”
Não tem como eu ter consumido R$4.903,08 de diferença em três meses. Isso é o que eu gasto de anos de consumo de energia.
Ainda segundo o site: “-aplicar o fator de correção, determinado pela avaliação técnica do medidor, realizada em laboratório; -utilizar as médias dos doze últimos faturamentos normais, proporcionalmente; ou -utilizar o faturamento imediatamente posterior à regularização.”
Se o medidor foi trocado em março, como consta no TOI que recebi, e como não recebi um laudo técnico sobre o medidor, tampouco um relatório descrevendo como resultou nesse valor, o mês de abril (item 3 acima) serviria como base para o cálculo, que foi de 126KWh, ou a média dos últimos 12 meses, que garanto não foram nem perto desse valor cobrado.
Vi no site ReclameAqui muitas reclamações parecidas, e aparentemente sem solução, a não ser por um processo.
Eu já mandei um email para a Light pedindo o laudo técnico do medidor e um relatório sobre o valor cobrado, mas tenho medo que não vá dar em nada.
Qual a melhor forma de recorrer sobre esse valor cobrado? Sendo que eu paguei a primeira parcela hoje (dia 27) porque a fatura venceu dia 22. Não tinha pago porque está no débito automático, e só hoje recebi uma mensagem dizendo que a fatura não tinha sido paga.
Obrigado.
Olá, José. Muito obrigado pela resposta.
Infelizmente um processo é o único caminho mesmo. É uma pena que a Light faça isso com seus clientes, gerando muita dor de cabeça e demanda de tempo.
Um amigo que é advogado, e está com um caso igual ao meu, irá me ajudar. Agradeço sua rápida resposta.
Grande abraço.