Zenaide Domingo, 04 de janeiro de 2004, 18h23min

    1) Anticrese(art. 1506 do Código Civil): é quando o devedor entrega um imóvel ao credor dando-lhe o direito de perceber frutos e rendimentos a fim de compensar(abater) dívidas. Ex: devo para alguém e dou um imóvel para que ele receba os alugueis. O imóvel pertence ao devedor, mas os alugueres serão recebidos pelo credor até o pagamento total da dívida.

    2) Usufruto(art. 1390 do Código Civil): quando o proprietário entrega um bem móvel ou imóvel para que outra pessoa faça uso. Ex: permito que um amigo meu faça uso de um imóvel .

    3) Comodato(art. 579 do CC): é um emprestimo a título gratuito de coisa não fungível(coisa que não pode ser substituida por outra). Ex: empresto um quadro de Picasso para uma exposição

    4) Fideicomisso(art. 1951 do CC): quando um testador institui herdeiros ou legatários estabelecendo que a herança ou o legado deles se transmita ao fideicomissário sob determinado tempo ou condição. Ex: deixo uma herança para Alcides mas instituo que caso ele morra, que a herança que recebeu de mim passe para Jorge.
    É isso. Se ficou dúvida pode perguntar.

    ?

    Sandra Lopes Domingo, 04 de janeiro de 2004, 21h00min

    Prezada Doutora Zenaide,

    Estou muita grata a senhora. Sua resposta esta' cristalina. Que Deus sempre a conserve com muita humildade, saude e inteligencia.

    ?

    Maria Carolina Segunda, 05 de janeiro de 2004, 23h30min

    Dr. Zenaide é a nossa Mestra !!!
    O que seria de nós sem ela, opa, sem a eminente personalidade.

    ?

    Zenaide Terça, 06 de janeiro de 2004, 17h01min

    Prezada Drª Carolina

    Fiquei muito honrada com seu elogio.
    Não me sinto mestra, participo deste forum para aprender e passar alguns conhecimentos.
    Suas palavras , não há dinheiro que pague.
    Obrigada, de coração.

    ?

    Maria Carolina Terça, 06 de janeiro de 2004, 23h28min

    Que isso Dra.....
    nos é que agradecemos a sua participacao aqui e no Escritorio.

    O que eu admiro é o seu conhecimento em "tudo um pouco", mas bem fundamentado.

    Sucesso Dra !!!

    ?

    ANA PAULA LINK Sábado, 27 de agosto de 2005, 17h41min

    ESTOU FAZENDO UM TRABALHO NA MINHA FACULDADE UNICSUL,FAÇO QUARTO ANO DE DIREITO SOBRE : DIREITOS REAIS SOBRE COISA ALHEIA E NECESSITO DE UMA AJUDA,OBRIGADO,ANA PAULA.

    Ivete Costa A. Santos

    Ivete Costa A. Santos Domingo, 09 de novembro de 2014, 15h46min

    PERFEITA A EXPLICAÇÃO DE DR ZENAIDE, MUITO DIDÁTICO. ADOOOREI!