Minha filha tem 18 anos. Faz ensino médio ainda e não trabalha. A mãe é falecida mas a guarda é minha e estava sob meu teto embora minha mãe TB ajudasse a criar. Ela saiu de casa agora por escolha, tendo teto para se juntar com outra pessoa que não gostamos e que ainda por cima é menor de idade. Ligou exigindo dinheiro pois tem direitos e dizendo que vai entrar na justiça caso não de o suficiente para ela se sustentar pois ainda é estudante. Em resumo, ela tem direito de pensão? Tenho obrigação de pagar sua faculdade? Uma pessoa pode se amasiar com outra sem consentimento, sair de casa e exigir que o pai sustente alegando estudar? Um filho que morava sob o mesmo teto do pai e que nunca recebeu pensao pode receber agora? E por lei se ela quiser voltar para casa sou obrigado a aceitar se ela não tiver para onde ir?

Respostas

    I

    ISS// Quinta, 30 de julho de 2020, 11h29min

    Ela pode espernear fazer promessa macumba o que quiser completou 18 anos saiu para ir morar com outra pessoa e ainda no ensino médio? Manda catar latinha trabalhar de doméstica ser qualquer coisa que quiser.

    I

    ISS// Quinta, 30 de julho de 2020, 11h31min

    Pensao para maior de 18 só se for inválido ou se estiver cursando nivel superior e eu duvido que a pensão seria suficiente para cobrir aluguel alimentos transporte, saiu de casa vc não está obrigado a aceitar de novo.

    ?

    Desconhecido Domingo, 02 de agosto de 2020, 22h17min

    Olá mas se ano que vem ela se matricular numa faculdade ela pode pedir na justiça pensão mesmo fora de casa e morando com o namorado?
    Nunca paguei pensao. Não é só pra pai separado que já pagava antes?
    Mesmo filho que deixou seu teto porque quis pode exigir pensão?

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    F

    fauve Segunda, 03 de agosto de 2020, 7h34min

    Ela vive em união estável, dificilmente conseguirá alimentos. E nunca seria acima de suas posses. Imagina o absurdo de um pai que ganha R$2.000,00 ser sentenciado a pagar mensalidade de faculdade particular?

    No mais, filho vive de acordo com as possibilidades do pai. O único adendo que eu faço: com 18 anos você não tem mais a guarda dela, e se existe pensão por morte da mãe dela então essa pensão será paga a ela e não mais a você. Ela que peça a mudança no INSS.

    ?

    Desconhecido Segunda, 03 de agosto de 2020, 8h34min

    Olá fauve e JC Carmo. Ela nunca teve pensão.
    Ela simplesmente saiu de casa e quer que eu a sustente enquanto ela está fora.
    Acho isso estranho pq nunca vi um caso assim.
    Ela nunca foi pensionista, pq seria agora se sempre morou comigo?
    Podemos arrumar uma casa alugada e obrigar nossos pais a pagarem pq a gente quer brincar de casinha com o namorado só porque está estudando? Se eu soubesse disso nunca teria estudado e trabalhado aos 18 . Ia só sair de casa alugar algo e mandar a conta pro meu pai. É o que ela está fazendo.
    Ela tem teto foi embora porque quis e ainda a contragosto.
    Ela nesse caso mesmo assim pode pedir pensão?
    Essa é a minha duvida. Pensão não é apenas para quem era pensionista antes e filhos de pais separados?
    Se você tem um filho em casa morando com os pais eles podem simplesmente irem embora , contrair união estável e mandar a conta para você, bastando se matricular numa faculdade particular? É isso?
    Achei que apenas filhos de pais separados receberiam pensão.
    Pq ela estava na minha casa.
    Não sabia que todo e qualquer pai tem obrigação de pagar faculdade de filho basta ele querer

    F

    fauve Segunda, 03 de agosto de 2020, 17h49min

    Pedir ela pode. Você também pode pedir alimentos a ela. Conseguir esses alimentos é outra questão. Como eu falei: não acho provável que vivendo em união estável ela o consiga. Se conseguir, e é um tremendo SE, será de acordo com sua possibilidade e., a menos que você ganhe muito bem, nem de longe suficiente para ela morar, comer e estudar em escola particular.