CURADOR PODE PEDIR FINANCIAMENTO EM NOME DO CURATELADO?
MINHA MÃE É PENSIONISTA, E A CAIXA DE PREVIDENCIA PRIVADA QUE ELA RECEBE SEUS PROVENTOS ABRIU UM FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO COM TAXAS MUITO ATRATIVAS, BEM MELHOR QUE AS DE MERCADO. MEU IRMÃO QUE É O CURADOR DA MINHA MÃE, PODE PEDIR AO JUIZ UMA CURATELA COM PODERES PARA FINANCIAR IMOVEL NA RESPECTIVA CAIXA DE PREVIDÊNCIA??????? QUAIS SERIAM OS DOCUMENTOS PARA SE APRESENTAR AO JUIZ PARA QUE ESTE CONCEDA TAL CURATELA?
Marcelo,
O curador legal é o administrador do curatelado e de todos seus bens. Então pode perfeitamente o curador movimentar o patrimônio do curatelado e inclusive, aumenta-lo na aquisição de bens. Para tanto, é necesário a autorização judicial. No seu caso, o curador deve munir-se dos documentos e solicitar ao juiz um alvará para que possa adquirir, em nome e as custas do curador, o imóvel que pretente. abraços.
fui ao banco tentar um emprestimo consignado no pagamento do meu irmao que tem necessidades especiais.
para poder tirar um novo emprestimo com taxas mais baixas para quitar o outro que tem prestaçoes muito alta.
disseram que por curatela é impossivel fazer emprestimo consignado.
mas no termos da curatela diz que posso assinar ,aceitar ou não tomar decisoes
etc .este tipo de privaçao nao seria um tipo de exclusao ou um tipo de desacato a um mandato judicial?
Não, Ivan. O empréstimo consignado somente seria possível com autorização judicial. Veja que você estaria comprometendo os ganhos de seu irmão sem justificar a aplicação dos valores obtidos com o empréstimo, o que deve ser feito em juízo. Seria, ao contrário, uma temeridade, a concordância da instituição financeira e do sistema jurídico com tal ato.