Senhores Estou prestes a sair de um imóvel locado, o qual estou desde 1997, cujo contrato foi feito para um ano, o qual não foi renovado, mas continuo no imóvel. Faço os pagamentos através de depósito na conta do proprietário. Gostaria de saber se após eu comunicá-lo minha saída, deverei apresentar todos os comprovantes de depósito (de 1997 até agora), pois sendo que alguns foram extraviados. Por quanto tempo devo guardar a documentação? A renovação do contrato é obrigatória? Afinal, não há nada no meu contrato que diga que a renovação é automática, após um ano.

Respostas

    ?

    Zenaide Sexta, 05 de março de 2004, 20h25min

    Prezada Adriana

    Se o locador pedir os comprovantes de depositos vc pode mostrar a ele, mas não os entregue, pois são provas suas.
    Se vc não tivesse pago, ha muito tempo ele teria feito algo.
    O prazo de prescrição de cobrança dos alugueis é de três anos. Caso queira garantir-se guarde por este tempo.
    A renovação do contrato é automática, caso ninguém diga nada . Mas se vc quer sair, avise o locador(com antecedência mínima de 30 dias), seja por intermédio de uma carta registrada ou mesmo fazendo com que ele assine um documento em que se mostre ciente de que vc irá desocupar o imóvel dele, assim os dois se preparam e o imóvel não fica abandonado(visto que corre o risco de alguém invadir ou quebrar) . Boa sorte