Direito de ver minha neta
Minha nora fugiu de casa no dia 04/01/08 levando minha neta de 3 anos e 4 meses destino Brasília. Primeiro se escondeu e só entrou em contacto com meu filho no dia 27/01/08 atráves de e mail e mentindo onde estava, somente para pedir dinheiro. Nestes quase 8 meses meu filho procurou, foi até Brasilia tres vezes, na segunda vez ela não permitiu que meu filho visse a filha. Ela entrou na justiça pedindo pensão alegando que meu filho ganhava mais de 2.000,00 e pediu 70% do salário mínimo. A juiza antes mesmo de ver a defesa do meu filho fixou a pensão em $ 290,50. Meu filho recorreu e provou várias dívidas que ficou pra ele e principalmente que ele trabalha sem registro como motorista de caminhão tipo fazendo "Bicos" e manda os $ 140,00 que se propôs a mandar. Deixou de mandar 1 mês pq estava desempregado e a mulher mandou prendê-lo. A carta precátoria chegou semana passada aqui na minha casa mas ele não está mais morando aqui e sim em São Paulo, portando não recebi e agora ela está exigindo um salário mínimo. Bom quando ele foi a Brasília na terceira vez ele viu a menina, comprou calçado pra menina tirou algumas fotos e mais nada foi permitido. Dai ele foi ao Fórum e descobriu que ao invés de dois processos ( o de guarda e de alimentos) ela tinha movido mais dois (execução de alimentos e separação litigiosa). Meu filho foi tentar resolver o da separação e ela colocou uma cláusula que se ele assinasse ele abria mão da guarda da menina. No propcesso de guarda ele perdeu o prazo de entraga de defesa e o juiz decreto a guarda provisória pra minha nora. Dia 17/11 terá uma audiência pra resolver isso. Desde que minha neta nasceu eu sempre ajudei na alimentação, vestuário etc e tal e agora minha nora não me deixa ver nem falar com a menina, isso já perdura a quase 8 meses. Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para ter meus direitos de avó respeitados, porque afinal nestes 3 anos e 4 meses que minha neta viveu aqui nunca ficou um dia sem me ver e nossa relação era muito forte e sei que ela me chama lá e minha nora não permite que eu fale com ela, desliga o telefone toda vez que tento e minha neta fala oi vovó, ela toma o telefone da menina e desliga. Por favor me dê uma luz pq esse sofrimento está acabando comigo. Fico aguardando ansiosamente uma lu. Obrigada e que Deus os abençoe
Cara Edenir,
Claro que você tem direito a visitação de sua neta, não só pelo histórico de afinidade que demonstrou em poucas palavras, mas tambem diante do que prevê nossa legislação civil sobre o tema.
Os julgamentos neste sentido são muito favoráveis. Basta a Senhora procurar um advogado na área de família e ingressar com uma ação de regulamentação de visitas à neta, fundamentando tudo que escreveu acima, e detalhando o grau de afinidade que tem a garota com os senhores. Isso é benéfico para o crescimento da menor, a presença da família e não há nada que impeça a exercer tal direito.
No caso dado, como a neta esta morando em Brasília, o ideal seria garantir a visitação durante o período escolar, vindo a menor a passar o mês de férias com os senhores.
um abraço.
fica com Deus e boa sorte em tudo!!!
Bom gostaria de saber se pra eu entrar com esse pedido de regulamentação de visitas, tem que se feita lá em Brasília ou posso entrar aqui em Ibiporã - Pr onde resido? Ficarei imensamente grata se puderem me dar essa resposta e outras orientações que possam me ser útil para que eu consiga ver minha neta, pois em 17/11/08 estive em Brasília e a mãe não me deixou ver a menina, portanto não sei como ela está nem nada pq a mãe simplesmente me disse que não queria que eu visse a menina como ela estava.