Sou mãe de dois filhos um de 2 anos e outro de 3 anos, separei do pai a mais de dois anos, coloquei ele na Justiça apenas para formalizar mais ele nunca faltou com a responsabilidade de pai... ele era autônomo d de acordo com o salário que recebia ficou acordado o valor da pensão em 1.500,00 reais mensa isso acordado no juiz e com resalva de que se fosse necessario rever o valorl! Com um tempo ele perdeu uns contrato e pediu pra diminuir o valor para 800,00 reais, mais sou ciente de q ele nunca deu isso sempre deu mais 900,00, 1000,00.... enfim No início da pandemia as coisas ficaram difíceis pra ele então conversamos e ele falou que só poderia mandar 400,00! Que tbm nunca mandou sempre depositava 100,00 ou 200,00 a mais! Agora ele me informou que assinou a carteira n trab mais por conta própria, agora receberá o salário de 3000,00 reais e me disse que iria mandar a pensão no valor de 500,00 reais, só que só de plano de saude das duas crianças pago 370,00, n pago aluguel pois tenho uma casa que nós, eu e o pai deles tínhamos sido contemplados pela prefeitura com um imovel e quando houve a separação por onta de traição da parte dele, dei um carro no valor de 16.000,00 mil reais a ele, que era do meu irmao e hoje pago a meu irmão a parcela de 500,00 reais mensal no valor total da divida de 18.000,00 mil, fora as outras despesas que n são poucas! OBS: ele tem outro filho de outro casamento mais por conta de desavenças com a mãe da criança, ela nunca aceitou nada do pai, ou seja ele n tem contato nem despesa com o outro filho Mais velho que os meus dois! Minha duvida é.. nesse caso qual o valor que ele realmente deve pagar de pensão aos meus filho?

Respostas

    Gabriel Pereira

    Gabriel Pereira Domingo, 25 de outubro de 2020, 5h12min

    Olá Rosa, não há uma quantia fixa a ser cobrada do pagador. Mas a indicação é que a pensão deve girar em torno de 20 a 25% dos ganhos líquidos (ou seja, o valor bruto do salário, menos o valor do Imposto de Renda e INSS) do pai, independente do número de filhos. Ou seja, se ele recebe 3.000 reais, o valor da pensão deve ser em torno de 600 a 750 reais. Lembrando que isso não é uma regra, apenas uma indicação.