Tenho um contrato ( locatário) de locação de 30 meses que está dizendo que após 12 meses havendo desinteresse de ambas partes o contrato pode ser cancelado sem pagamento de multa. Com base nessa cláusula a proprietária está pedindo o imóvel. Argumentei que não era isso que dizia a lei do inquilinato, mas ela diz que como foi assinado assim é isso que vale.

Respostas

    G

    Gbs Domingo, 25 de outubro de 2020, 15h17min

    Veja bem existe uma lei que regula de modo geral as locaçoes mas nada impede que seja adotada uma clausula nao abusiva e com certeza essa nao é abusiva...

    F

    fauve Domingo, 25 de outubro de 2020, 18h07min

    ISS// está certa a redação "havendo desinteresse de ambas as partes"?

    G

    Gbs Domingo, 25 de outubro de 2020, 18h14min

    Se ambos concordarem nao ha ilegalidade. O que ele quer e questionar a clausula com a lei geral.

    F

    fauve Domingo, 25 de outubro de 2020, 19h25min

    Entendi. Obrigada.

    G

    Gustavo Falcão Domingo, 25 de outubro de 2020, 20h03min

    ISS//
    O locador não pode solicitar o imóvel antes do prazo.
    O que pode ocorrer é a isenção de multa cobrada ao locatário se este permanecer 12 meses em um contrato de 30.

    Isto porque ele mesmo cita na pergunta que o contrato pode ser rescindido sem a cobrança de multa depois de 12 meses. Mas a multa e a rescisão antecipada é privilégio do locatário, devendo o locador sempre respeitar o prazo acordado.

    Acredito que a locadora não pode sobrepor a legislação e ter uma cláusula em que permite ela de solicitar o imóvel antes do prazo acordado... e o prazo do contrato é de 30 meses.

    G

    Gbs Domingo, 25 de outubro de 2020, 20h09min

    Gustavo! Eu sei disso, mas ele questiona se a clausula da forma como inserida no contrato e válida, sim e valida. No caso ao que parece não ha concordancia de ambas as partes. Ali na clausua diz " havendo desinteresse de AMBAS as partes" em manter o contrato em vigencia....se nao ha concordancia deve se manter o contrato.

    G

    Gustavo Falcão Segunda, 26 de outubro de 2020, 18h53min

    Ah sim.
    Faz sentido. Se ambas as partes em conjunto.
    Tem toda razão.

    G

    Gbs Segunda, 26 de outubro de 2020, 19h38min

    Teve um outro caso aqui que colocaram assim: contrato de 30 meses clausula qualquer uma das partes podera ao final de 12 meses notificar com 30 a outra parte sobre o encerramento antecipado. A meu ver também e licita a clausula.