minha mãe ira vender uma casa q não tem escritura no valor de 160 mil, ela nunca declarou, 60 mil será dividido em 3 irmãs(20 mil p cada) logo em seguida ela ira comprar uma casa de 80 mil. como receber esse valor tendo isenção de imposto? a transferência será feita na conta da irmã. ela nunca declarou IRRF de nda, como proceder? poderá ser como doação? poderá ser transferido p uma conta poupança?

Respostas

    G

    Gbs Terça, 10 de novembro de 2020, 14h56min

    Veja bem
    Se vc vende um imóvel hj por 160.000 vc tem ate 6 meses para comprar outro sem que tenha que pagar ir, nada impede de na declaração do ano que vem ela declarar esse valor oriundo da venda, pouco importa se tinha ou não escritura imagino que no minimo vai ser feito contrato de compra e venda, s RF. Não se preocupa se o imóvel tem escritura ou não...nada impede a doação dos 20.000. So aconselho vc consultar um contador para ele verificar as regras para declarar esses valores recebidos em doação.