Efetuando a venda de um imóvel e reinvestindo em outro imóvel de 85% do bem vendido, é necessário pagar IR sobre os 15% restantes? Supondo que os ganhos de capital não ultrapassem 25%. Resumindo: investindo a parcela de ganhos de capitais (25%) em outro imóvel, pode-se abater a cobrança do imposto do restante do montante da venda?

Respostas

    E

    ELDO LUIS BOUDOU ANDRADE Aracaju/SE Terça, 01 de dezembro de 2020, 13h19min

    Estamos falando de isenção. E hipóteses de isenção são tratadas de forma literal. Segue-se, portanto, a conclusão que a parcela do produto da venda do imóvel não usada para comprar o novo imóvel está sujeito áa cobrança de imposto de renda sobre lucro imobiliário . Baixando o aplicativo Gcap no site da Receita Federal e colocando os dados conforme sua explicação chegará a conclusão semelhante.