Sobre usucapião: Próximo a minha casa, existe um antigo laboratório abandonado, ideal para abrir uma loja nele.

Pelo google maps, é possivel ver que ele está abandonado a desde 2010, com exceção de que no periodo de 2016-2017 fecharam uma porta nele com tijolos (não sabemos quem o fez )

É um predio muito bonito, mas que precisa de muitas reformas, não valeria a pena comprá-lo, regularizá-lo e ainda reformá-lo.

Como eu poderia adquirir uma posse segura dele? Pagar todos os IPTU's em atraso me daria algum direito sobre o imóvel ? Se eu reformá-lo, podem me expulsar?

Respostas

    G

    Gbs Quarta, 25 de novembro de 2020, 18h17min

    Como eu poderia adquirir uma posse segura dele? Pagar todos os IPTU's em atraso me daria algum direito sobre o imóvel ?
    Resp: nenhum direito sobre o imovel
    Se eu reformá-lo, podem me expulsar?
    Sim...vc podera ser obrigado a desocupar imóvel sem nenhum direito.

    A

    ADVOGADO MARCOS FERNANDES 100793/RJ Quinta, 26 de novembro de 2020, 20h47min

    ..." no periodo de 2016-2017 fecharam uma porta nele com tijolos (não sabemos quem o fez )... AO AFIRMAR ISSO ,TUDO PARECE QUE NÃO ESTÁ ESTE IMÓVEL . ABANDONADO LITERALMENTE. MAS CASO ESTIVESSE , TERIA QUE MORAR NELE , PELO MENOS CINCO ANOS , SE NENHUMA OPOSIÇÃO DO DONO DO IMÓVEL ...PARA ADQUIRIR O IMÓVEL POR MEIO DO INSTITUTO DO USUCAPIÃO ESPECIAL ( CF 1988 )... PREENCHENDO ESTE REQUISITO E ALGUNS OUTROS , PODERIA SIM , VIR A SER O TITULAR DE UM IMÓVEL , POR MEIO DO USUCAPIÃO.

    SE FOSSE FÁCIL ASSIM , ISTO É , PAGAR IPTUS EM ATRASO DE QUALQUER IMÓVEL , QUE APARENTE ESTAR ABANDONADO , E COM ISSO PASSAR A SER O DONO DO IMÓVEL ,CERTAMENTE , SERIA MUITO MAIS FÁCIL A CONQUISTA DE UMA CASA PRÓPRIA , PARA MORADIA FAMILIAR OU ATÉ INDIVIDUAL .

    D

    Desconhecido Quinta, 26 de novembro de 2020, 21h52min

    "Olá!!! Quando um imóvel fica abandonado e alguém entra nele, o proprietário para retirar essa (s) pessoa (s) do local," ou seja, com uma rápida solução ao problema, teria que fazer isso com o máximo de 01 ano e 01 dia. Após esse tempo, somente na justiça, apresentando-se provas de que o imóvel não estava abandonado, ocorrendo também o ressarcindo das benfeitorias que a pessoa na posse mansa e pacífica efetuou."

    E

    Elcio Sexta, 27 de novembro de 2020, 10h48min

    Para começar, sem mencionar os demais requisitos, no mínimo, você precisaria estar nesse imóvel, dependendo dos metros quadrados, de 5 a 15 anos, sem ironia, somente arriscando à partir de agora.