No dia 16/11/2020, ao descer do ônibus próximo a empresa onde estava me dirigindo para trabalhar, o motorista parou fora do ponto e havia uma enorme poça de água, na qual tivemos todos que pular até a calçada e nisso torci meu joelho e já fiz todos os exames onde acusa cirurgia. Gostaria de saber se posso acionar a SPTrans por acidente DPVAT. Minha empresa não tem convênio médico, mas pagou todas as despesas com consultas médicas e exames. Só quero poder fazer minha cirurgia pelo SUS e está difícil conseguir.

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 30 de novembro de 2020, 16h13min

    Não vislumbro, em princípio, que a causa de sua lesão tenha decorrido de evento envolvendo diretamente o veículo.

    O fato de ter pulado a poça de água tendo como ponto de impulso uma parte do ônibus não caracteriza acidente de trânsito. Em outras palavras, não basta a presença de um veículo automotor no evento para que se caracterize o direito ao DPVAT.

    Já houve casos em que a pessoa caiu de cima de um caminhão durante a descarga e cujo DPVAT foi negado.

    Nada há que impeça que se tente receber o seguro, ou mediante provas, acionar judicialmente a empresa de ônibus.

    G

    Gbs Segunda, 30 de novembro de 2020, 16h43min

    Eu concordo. Se o veiculo estava parado vc desceu e ja na pista torceu o tornozelo isso não é acidente de transito, se quiser processar a empresa pelo fato do ónibus parar em local inadequado tudo bem, se quiser processar o município pela má conservação da via pode ate tentar...mas dpvat por acidente as chances sai mínimas para não dizer 0.

    ?

    Desconhecido Terça, 01 de dezembro de 2020, 11h50min

    Agradeço todas as respostas, pelo menos já esclareceram algo que eu desconhecia.