Tenho uma cuidadora, que sofreu um acidente em sua casa, quebrou o dedinho do pé. Ela foi ao médico isso no dia 12/11/20, pegou um atestado nesse dia. Minha pergunta é : quantos dias ela tem que ficar em casa? Ela trabalha as vezes no sábado e domingo. Se ela tiver de folga esses dias também são contados no atestado.

Respostas

    H

    Hen_BH Quarta, 02 de dezembro de 2020, 17h03min Editado

    O atestado é contado em dias corridos, incluído aí o dia no qual ele foi emitido (no caso, dia 12/11) e deverá durar pelos dias que o medico determinar. De quantos dias foi esse atestado? Se foi de um dia, ele só vale para o dia 12/11.

    Ele não é emitido em horas e nem em dias úteis. O atestado não é emitido para que o empregado deixe de trabalhar (o que será mera consequência de sua emissão), mas sim para que ele fique em repouso para se recuperar da enfermidade da qual acometido, pelo prazo que o médico entender necessário e suficiente.

    Em um exemplo, seria hilário que o empregado fosse ao médico em uma sexta-feira, recebesse um atestado de cinco dias, e não se computasse a própria sexta, o sábado, o domingo e a eventual folga de segunda-feira que ele acaso tivesse, e assim o atestado só começasse a ser computado na terça-feira.

    Nesse caso, o repouso para a recuperação do dedo quebrado teria se interrompido na sexta (dia da emissão do atestado) no sábado, no domingo e na segunda, e o organismo do empregado só iria iniciar a cicatrização o dedo a partir de terça? De maneira alguma!