Herança sem inventario como regularizar
Minha avó faleceu deixando um único bem a casa que moramos. Ela teve 2 filhos meu pai e minha tia. Minha tia faleceu e meu pai tambem. Todavia não fizeram o inventário da minha avó e a casa se encontra no nome da falecida até hoje. Atualmente eu, minha irmã e meus primos (2 filhos da minha tia falecida) entendemos que somos os donos do imóvel, todavia para regulariza-lo, como fazer o inventário? visto que minha tia e meu pai já faleceram? Seria este feito passando diretamente o bem para os netos(no caso eu, minha irmã e meus 2 primos)?
Obrigada pelas respostas. Vou procurar um adv. Certo, só não entendi o porque fazer 2 inventários, ou no caso se for por essa lógica teria que fazer 3, da minha avó, da minha tia e do meu pai. E tudo referente ao mesmo imóvel, melhor deixar no nome da vó pra sempre, pois não temos condições de pagar tanto imposto assim.
Sra. Auxiliadora, conforme eu mencionei anteriormente, em uma única peça, o inventário pode ser conjunto, é necessário que todos os sucessores figurem na cadeia de transmissão, caso o imóvel esteja localizado em SP, verifique a possibilidade de isenção do ITCMD, depende do valor do imóvel, é o valor venal, mas e referência.
.
Decisão recente:
AGRAVO DE INSTRUMENTO – INVENTÁRIO – PROCESSAMENTO CONJUNTO DE QUATRO INVENTÁRIOS – ADMISSIBILIDADE – PARTILHAS QUE GUARDAM RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA – ART. 672, III, CPC – IRRELEVÂNCIA DA INEXISTÊNCIA DE IDENTIDADE DE HERDEIROS – O art. 672, III, do CPC, admite o inventário conjunto quando há dependência de uma das partilhas em relação à outra, independentemente de haver identidade entre os herdeiros – Requisitos que não são cumulativos – Precedentes - Caso em que se trata de um único imóvel e ausência de litígio entre os herdeiros - DERAM PROVIMENTO AO RECURSO.
(TJSP; Agravo de Instrumento 2107698-36.2020.8.26.0000; Relator (a): Alexandre Coelho; Órgão Julgador: 8ª Câmara de Direito Privado; Foro de Americana - Vara de Família e Sucessões; Data do Julgamento: 15/07/2020; Data de Registro: 15/07/2020)