Eu moro em uma casa de posse a 14 anos e moro com meu pai e minha mãe faleceu a pouco tempo e sempre me dizia para não vender a casa e assim que ela faleceu meu pai fala que quer vender a casa mas eu não quero e só nos dois moramos aqui e só temos contrato de compra e venda o que eu faço? Ele diz que eu não tenho direito sobre nada e que se ele falar que quer vender ele vende sem eu ter direito de fazer nada isso é verdade? Eu tenho 19 anos

Respostas

    E

    Elcio Sábado, 05 de dezembro de 2020, 22h58min

    Alessandra, boa noite, não é bem assim, se a sua mãe faleceu, você é herdeira, ou um dos herdeiros. Você tem irmãos? Os seus pais eram casados sob qual regime de bens, você sabe?

    A

    Alessandra Silva maximiano Terça, 08 de dezembro de 2020, 21h21min

    Tenho 2 irmãs parte de mãe e 2 parte de pai e meus pais não eram casados, eles só moravam juntos, mas não tinham mais contato

    E

    Elcio Terça, 08 de dezembro de 2020, 22h41min

    Alessandra, boa noite, mesmo assim, na união estável, a parte que era da sua mãe, todos os filhos dela herdam.

    A

    Alessandra Silva maximiano Quarta, 09 de dezembro de 2020, 2h46min

    Então ele não pode vender né? E ele tá realmente procurando alguém pra comprar sem autorização
    Tem como eu fazer b.o ou algo para impedir? Dialogar com ele não adianta e não aguento mais ele comigo ele só sabe beber cachaça o dia todo

    E

    Elcio Quarta, 09 de dezembro de 2020, 11h09min

    Bom dia. Você trabalha, Alessandra? Eu pergunto em razão de muitas providências envolverem gastos, mesmo que mínimos.

    Você sofrerá ameaças na hipótese de adotar alguma medida?

    Leeh Maximiano

    Leeh Maximiano Quarta, 09 de dezembro de 2020, 15h08min

    Não trabalho mas tenho um dinheirinho guardado, não vou sofrer ameaças não

    E

    Elcio Quarta, 09 de dezembro de 2020, 15h52min

    A única forma de você se salvaguardar é abrindo o inventário, pois muitas pessoas não se importam e compram um imóvel sem que tenha escritura, basta o vendedor apresentar o contrato e ter uma boa conversa, é uma forma clandestina, digamos assim, e você não conseguira fiscalizar isso.

    Outra opção seria você registrar esse contrato na matrícula do imóvel, além de averbar a certidão de casamento e de óbito da sua mãe na matricula do imóvel.

    E

    Elcio Quarta, 09 de dezembro de 2020, 16h10min

    Caso ele comunique que venderá, não saia daí, abrindo o inventário, mesmo que, inicialmente, de forma simples, você conseguirá bloquear essa venda.