Boa tarde!

Faz um bom tempinho que estou tendo problemas com a Vivo, primeiro eles tiram o meu identificador de chamadas e diz que estava vencido e depois de muitas discussões retornam novamente sem receber os dias que perdi o identificador, depois baixo 2 tons musicais e eles cobram além dos tons dois jogos (que eu nunca baixei), com muito custo hoje eles me retornaram e disseram que estarei a recebendo a cobrança indevida desses jogos no meu saldo de créditos, outro problema é que desde o dia 03/04 estou descontando diariamente 0,20 centavos da minha conta, na semana passada entrei em contato com eles e eles me disseram que eu solicitei tal serviço no dia 03/04 às 21:00h, mas isto impossível,tenho absoluta certeza que não liguei, ainda + que eu não tenho tempo para ficar enviando Torpedo para ninguém, este serviço para mim é inútil!!! Então, como estava dizendo, entrei em contato com eles e a atendente me disse que todas as ligações são gravadas e que ela estaria verificando se realmente a ligação foi feita. Hoje eles me retornaram dizendo que a ligação realmente foi feita (várias x neste dia) e que não é possível eu estar ouvindo tal ligação, daí eu perguntei se eles ouviram e ela disse que não pois foi verificado no sistema que eu havia ligado, mas o sistema deles sempre tem problemas, por exemplo, na semana passada ativaram um serviço da Web no minha conta e eu comecei a receber cotação de preço de suínos, algodão etc e tal, na mesma hora liguei e perguntei o que estava acontecendo o atendente me disse que eles tiveram um problema no sistema e o serviço foi ativado automaticamente e ele já estava resolvendo este problema e eu não seria cobrada por isso, perguntei se para ativar este serviço era necessário ligar e informar a senha e ele disse que sim, ou seja, no mínimo eles tiveram um problema de sistema e ativaram o outro serviço na minha conta só que só agora eu fui notar. Resumindo, a atendente falou que não pode mostrar para eu a ligação pois as gravações são de uso interno, e que a cobrança de todos estes dias foi devida. E agora o que é que eu faço?! tenho absoluta certeza que não liguei, porém não tem como eu provar, no meu extrato tem tais ligações, mas eu não fiz!!! Eu não posso realmente ouvir a ligação?! Devo ir ao procon?

aguardo comentários e desde já agradeço

Obs: desculpa o desabafo, é que eu estou extremamente irritada com esta operadora.

Michelle Barbosa

Respostas

    ?

    Luis Henrique da Silva Marques Quarta, 12 de maio de 2004, 17h14min

    Prezada Michelle,
    Procure o PROCON da sua cidade que eles irão te orientar.
    O ônus da prova é do fornecedor, dada a hipossuficiência do consumidor. Eles que terão que provar que você ligou solicitando o serviço. Ainda assim, se você pedir o cancelamento, eles são obrigados a cancelar o serviço na mesma hora da sua solicitação. Caso tenha pago por um serviço que você não solicitou, você têm direito a receber o DOBRO do que pagou, acrescidos de juros e correção monetária. ( par. único do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor)
    Lembre - se que o fornecimento de produtos ou serviços sem a solicitação prévia do consumidor, equivalem - se a amostras grátis.
    Abraços,

    ?

    luana Terça, 18 de maio de 2004, 0h55min

    Comprei um produto pela Net e me entregaram pelo correio. ocorre que os boletos para pagtº vieram junto mas com a data da 1ª parcela vencida a 5 dias tentei ligar nao consegui entao na mesma hora mandei mail para o end. indicado p/ reclamações nao tive resposta por 11 dias entao liguei de novo mas antes efetuei o pagamento com medo de lancarem meu nome no SPC e tive que pagar alem do valor de 65,00 que era o valor da nota 10,00 a mais mais 20% de taxa de adm. e mora de 0,05% ad. em multas ou seja foi p/ 91,96 reais porem o erro nao foi meu foi deles em me mandar nota vencida. ainda faltam mais duas de 65,00 tenho falado com eles por e-mail e eles dizem que nao tem jeito de reembolsar o que paguei a mais disseram que eu teria que ter avisado antes de pagar. Mas eu avisei na hora por mail aguardei 11 dias e nada entao paguei e liguei depois disso que passaram a me responder por mail mas sem solucao o que faço?

    ?

    Luis Henrique da Silva Marques Quarta, 19 de maio de 2004, 13h00min

    Prezada Luana,
    Você têm, sim, o direito de receber em DOBRO por aquilo que pagou em excesso. O parágrafo único do art. 42 do CDC é bem claro quanto a isso. Infelizmente, é essa a posição da maioria dos fornecedores de produtos que recebem quantia indevida. Dizem que não vão pagar, como forma de intimidar o consumidor.
    No entanto, junte seus e mails e a nota, e procure o PROCOM da sua cidade. Caso necessário, ingresse com uma ação no Juizado Especial, pedindo a devolução em dobro do que pagou em excesso, acumulado com danos morais, como forma de repelir a ação desses fornecedores.
    Abraços,