• -1
    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h27min

    Melhor Resposta segundo o Autor da Pergunta

    Então, é isso mesmo, o seu pai já possuía a metade os outros 50% pertence aos 4 irmãos, é o Princípio de Saisine, ou seja, na data da morte do autor da herança (sua mãe) ocorre a abertura da sucessão e a propriedade e a posse de seus bens são transmitidas aos seus herdeiros sucessíveis, legítimos ou testamentários, que estejam vivos naquele momento (os 4 irmãos), independentemente de qualquer ato (art. 1.784, Código Civil).

    Assim sendo, em que pese o direito do seu pai habitar no imóvel até o fim da vida, você é herdeiro e já reside no imóvel, portanto, em face dos princípios da dignidade humana e a solidariedade familiar, você não deve sair do imóvel, inclusive, converse com seus irmão e veja a possibilidade de renunciarem a parte deles de forma abdicativa, e não translativa, assim, a parte deles passará para você.

    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 0h24min

    Boa noite. Quantos anos você tem? O imóvel pertence aos seus pais? Foi feito inventário em razão do falecimento da sua mãe? Você tem irmãos?

  • -1
    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 0h43min

    A principio, já adianto que em face do falecimento da sua mãe, um quinhão do imóvel pertence a você. Seus pais eram casados sob qual regime de bens, parcial, universal, separação?

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 0h43min

    Tenho 41 anos, o imóvel pertence aos meus pais sim, não foi feito inventário de minha falecida mãe, tenho 3 irmãos todos casados e apenas eu vivo com meu pai.

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 0h46min

    Meus pais eram casados sob regime parcial de bens.

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 0h50min

    Elcio J.B sou grato por suas informações. De coração meu amigo.

    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h02min

    No caso do seu pai, em razão do falecimento da sua mãe, ele tem o direito real de habitação, sendo o regime parcial de bens, caso esse imóvel tenha sido adquirido durante o casamento, a metade que pertencia à sua mãe já pertence a você e aos seus 3 irmãos, em igualdade.

    O imóvel foi adquirido durante o casamento ou já pertencia a um dos dois?

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h03min

    Durante o casamento.

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h20min

    Mas eu tenho o direito de permanecer no imóvel mediante a situação ou não?

    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h30min

    Sim, tem o direito de permanecer.

    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h33min

    Qualquer dúvida, disponha, boa sorte.

    ?

    Desconhecido Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h34min

    Obg pela força e pelas dicas meu caro Elcio. Farei da forma como o amigo me orienta. Deus o abençoe meu querido.

    E

    Elcio Domingo, 17 de janeiro de 2021, 1h35min

    Obrigado, desejo muita sorte.