Médico faz diagnóstico errado e prescreve óculos a paciente
Sou portador de problemas visuais e faz mais de 19 anos que sou usuário de lentes corretoras(óculos de grau). Consultava períodicamente com um mesmo médico, e sempre fui muito bem avaliado e acompanhado por este médico, o qual inclusive é médico de confiança de toda a minha família. No mês de maio deste ano(2008), não tive como procurar esse médico oftalmologista que me acompanhava há anos, e fiz uma consulta médica com um outro oftalmologista, o qual fez o exame e disse-me que eu não tinha mais astigmatismo na visão e, que a miopia que eu apresentava havia diminuida. Esse médico então, prescreveu em receita médica o grau dos óculos que eu deveria usar. Fui à ótica e comprei o óculos. lPosteriormente levei o óculos para esse médico avaliar se o grau estava de acordo com o que ele havia receitado, e ele disse que sim. Passados mais ou menos 40 dias começei a apresentar problemas como: dores de cabeça, visão embaçada e dificuldade de enxergar o que os professores escreviam no quadro, coisa que não me acontecia antes do exame. Procurei o meu antigo médico e fiz um novo exame, o qual diagnosticou que o grau de minha visão era o mesma, ou seja, o meu problema estava estabilizado, não haveria necessidade de mudar de óculos, pois eu mantinha o mesmo grau de miopia e o mesmo grau de astigmatismo. Levei uma cópia da receita do médico anterior e mostrei para o meu antigo médico, e ele ficou indignado com tal diagnóstico, dai os problemas que eu apresentava. Pergunto: O que fazer nesse caso? Posso solicitar indenização por erro médico, tendo em vista que meu óculos ficou caríssimo? Por favor, preciso de orientações e desde já agradeço.
Oi, tenho o mesmo problema que você, estou com dificuldades, não sei o que faser, paguei caro no óculos e nem cheguei a usar, ate acusei o laboratório de ter errado na expessura da lente, depois de uma segunda opnião vi que o grau estava totalmente ao contrário do meu, ja mandei faser o óculos correto e paguei quase o mesmo valor do errado, estou sem saber o que faser. Me fala o que você fez pra que eu possa achar uma solução pra mim. Obrigada.
Tenho 29 anos e a 6 meses procurei um oftalmo para regularisar meu exame de de vista, fiz o óculos e por não conseguir me adaptar resolví fazer novo exame, e constatado o erro fiz o óculos correto, e gostaria de saber que providências tomar para responsabilizar este médico, porque durante 6 meses prejudiquei a minha visão por culpa deste indivíduo?
Ficando comprovado que o óculos não era necessário, você pode sem sombra de dúvida requerer judicialmente a devolução da importância dispendida para aquisição do mesmo. Se for comprovado erro de diagnóstico poderá requerer indenização por danos morais. Se o problema for somente o grau do óculos receitado, diferente do grau necessário, em ficando provado, pode requerer o ressarcimento do valor. É complicado quando se trata somente de erro quanto ao grau do óculos, pois o exame para medir o grau exato é subjetivo, a própria pessoa que diz ao médico se o grau está bom para a visão dele e o médico receita conforme as orientações passadas pelo paciente, pelo menos já tive um caso assim, e certamente foi improcedente. Para se ajuizar a ação é necessário ter certeza do alegado, caso contrário será perda de tempo e mais dinheiro.
Att.,
Roberta.
Caros,
Sou jornalista do SBT em São Paulo e estou fazendo uma reportagem sobre diagnósticos errados para óculos de grau. Por favor, vocês poderiam me mandar os contatos de vocês para conversarmos sobre o assunto? Vocês podem mandar para [email protected] ou [email protected].
Grato!
Fui a uma ótica e o médico receito uma certo grau, ocorre que após uso do óculo, comecei a passar mal, dor de cabeça, tontura e etc. Fui a outro médico e ele disse que meu grau estava errado, 0,5 de diferença. Agora o que faço. Vou perder o dinheiro que paguei? E o erro do médico? Que tipo de ação posso entrar contra a ótica?
Passei pelo mesmo problema. O médico diagnosticou errado e perdi dinheiro refazendo óculos. Sobre o fato de não proceder porque o paciente é quem diz se o grau esta certo e que nesse caso torna-se muito subjetivo o exame, eu discordo. O paciente informa ao médico se o grau esta bom de acordo com as lentes que ele vai colocando. No meu caso o médico perguntava se uma lente estava melhor que a outra, portanto não teria como eu saber qual, de todas as lentes, era a melhor pois não testei todas e sim as que ele colocou. O meu medico nem sequer examinou meu antigo óculos e quando fui relatar que as lentes que ele me passou estavam irritando meu olho, ele nem sequer pediu o óculos para avaliar se as lentes estavam corretas. Apenas fez outro exaxme e ficou constatado que o anterior estava diferente. Ele mesmo refez o exame e deu diferente. A questão é que erro médico dificilmente será condenado. Ele nunca irá assumir o erro dele, nem outro médico irá se dispor contra um colega de profissão.