Fernando J. C. Gomes Domingo, 20 de junho de 2004, 4h00min

    Prezado Cassiano,

    Esta pergunta seria melhor dirigida se no Forum dedicado ao Direito do Trabalho, onde é frequentado por colegas especialiados nesse ramo do direito.

    É muito comum, hoje em dia, uma empresa extinguir o seu departamento comercial e propor aos demitidos a criação de uma empresa de representação para continuarem a prestar serviços à empresa. Esta é uma forma de fabular o contrato de trabalho, vez que continuará existindo a subordinação, pagamento de salário etc. Nesse caso há, entendo, vínculo empregatício.

    Estando, todavia, o contrato de representação despido de qualquer vício, não há que se falar em vínculo empregatício.

    Espero ter ajudado.

    Fernando