Juntamente com meus irmãos, quero comprar um imóvel para meus pais. Pretendemos financiar pela Caixa, e neste caso o financiamento e o imóvel ficaria no nome dos três irmãos, mas cada um pagaria uma parte diferente da parcela (de acordo com a capacidade de pagamento de cada um atualmente).

Gostaríamos que, de alguma forma legal para todos os fins, o imóvel ficasse no nome de cada um, de forma proporcional ao que cada um vai contribuir para a compra/pagamento das parcelas. E que, ao longo do financiamento, caso a pessoa não cumpra com os pagamentos que se comprometeu, e outro tenha que assumir o pagamento das parcelas, possamos alterar essa % de propriedade do imóvel.

Assim, o imóvel ficaria para uso dos nossos pais, mas pertenceria aos que pagaram na proporção que cada um pagou.

Existe algum meio legal e padrão de fazer isso, constar a % que cada um tem do imóvel, com validade legal, para o eventual caso de venda do imóvel um dia.

Respostas

    G

    Gbs Quinta, 21 de janeiro de 2021, 16h53min

    Ja foi verificar se as instituiçoes bancárias fazem desse jeito?

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de janeiro de 2021, 17h03min

    Financiar com mais de um comprador, até onde sei, sim.
    Mas, no contrato creio que não constará quanto cada um tem de propriedade. Seria necessário algum outro instrumento onde constasse isso.
    Seria a matrícula do imóvel? Lá pode constar algo desse tipo? Ou seria necessário outro tipo de instrumento

    G

    Gonzalez Quinta, 21 de janeiro de 2021, 17h11min

    Sim, isso é possível, consulte um cartório de registro de notas e títulos. É possível fazer uma escritura pública nesse sentido, apenas prepare o bolso!

    G

    Gbs Quinta, 21 de janeiro de 2021, 17h14min

    Pelo que sei a CEF. Não faz esse financiamento

    ?

    Desconhecido Quinta, 21 de janeiro de 2021, 17h56min

    Obrigado pelas dicas,
    É muito caro? Será que é um % do valor do imóvel?